Exportações de 500.000 sacas de café são atrasadas por protestos na Colômbia

Publicado em 13/05/2021 13:53

LOGO REUTERS

Os protestos sociais na Colômbia, que entraram em sua terceira semana, atrasaram até o momento a exportação de meio milhão de sacas de 60 quilos de café, informou nesta quarta-feira o principal sindicato do setor no país andino.

Bloqueios de estradas em todo o país relacionados aos protestos, que deixaram vários mortos, impedem os agricultores de embarcar grãos para o porto.

Os cafeicultores pediram o levantamento dos bloqueios em encontro virtual com o chefe da Federação Nacional dos Cafeicultores, Roberto Vélez.

“Atrasos nas exportações de café que já ultrapassam meio milhão de sacas, impossibilidade de retirar o grão das fazendas aos centros de coleta em meio à safra do café”, alertou o sindicato em nota.

Vélez disse no início desta semana que os produtores das províncias de Huila, Valle del Cauca, Cauca e Nariño são especialmente afetados, porque estão no meio de sua safra principal.

Ele também alertou que o espaço de armazenamento acabará por encher se os protestos continuarem.

Os atrasos vêm porque os cafeicultores estão desfrutando de preços relativamente altos no mercado de Nova York, de US $ 1,45 o quilo. (Reportagem de Julia Symmes Cobb, traduzido por Nelson Bocanegra)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário