CNC celebra 4 décadas de desafios e conquistas em evento virtual

Publicado em 17/06/2021 09:25 70 exibições

O Conselho Nacional do Café (CNC) é o principal fórum privado de discussão da política cafeeira no país, congregando as maiores cooperativas e associações de cafeicultores de diversas origens produtoras. Há 40 anos o CNC faz história e vem conquistando cada vez mais espaço e prestígio. Nesse período, inovou sua governança institucional com o estabelecimento de quatro Comitês Técnicos (Sustentabilidade, Pesquisa & Tecnologias, Estatísticas e Comunicação) a fim de estimular a intercooperação entre os membros do Conselho, favorecendo a organização setorial da cafeicultura e o avanço de pautas prioritárias e mútuas.

Como guardião do Funcafé, o CNC tem trabalhado para a disponibilização de sucessivos orçamentos recordes ao setor e acompanhado de perto todos os trâmites necessários à liberação dos recursos, garantindo que eles cheguem efetivamente aos cafeicultores. Nos últimos anos, o CNC ampliou seus acordos de cooperação e, por meio das parcerias estabelecidas, disponibiliza informações estratégicas de qualidade ao setor e busca a implantação de um programa de pagamentos por serviços ambientais aos cafeicultores. Na esfera internacional, o CNC participa dos esforços para a modernização da OIC, contribuindo para a revisão do Acordo Internacional do Café e para os trabalhos da Força Tarefa Público Privada do café. O CNC não para e sempre atuará em defesa da cafeicultura brasileira, principalmente dos cafeicultores e de suas cooperativas de produção, por isso temos muito a celebrar.

Em ano pandêmico, a entidade teve que se reinventar e vai realizar, no dia 08 de julho, um evento virtual em comemoração aos 40 anos de história. O evento trará temas diversos, com especialistas renomados para abordar assuntos da atualidade. Para abrir a cerimônia, teremos a presença online da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB), Márcio Lopes; do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Dr. João Martins; e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Um dos temas abordados será a principal vulnerabilidade da cafeicultura mundial e brasileira pós pandemia, comentada pelo diretor vice-presidente da StoneX Financial Inc., Albert Scalla. Também teremos o professor e meteorologista Luiz Carlos Molion que vai explicar sobre as mudanças climáticas e os reflexos na produção de café. Endividamento rural será o tema da palestra do diretor do Departamento de Crédito e Informação da Secretaria de Política Agrícola do MAPA, Wilson Vaz de Araújo.

Relevância social e econômica da cafeicultura para o Brasil será abordado pelo superintendente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Espírito Santo (OCB/ES), Carlos André Santos de Oliveira. Já o presidente do CNC, Silas Brasileiro, irá explicar sobre a nova governança da entidade. E, como sustentabilidade é um assunto prioritário na pauta do CNC, não poderia faltar uma palestra inovadora sobre o tema. Vanessa Vilela, fundadora da marca Kapeh, irá mostrar o café como você nunca viu, através de especiarias extraídas do fruto. Ao final das palestras, uma mesa redonda com o Conselho Diretor da entidade debaterá os temas.

Os 40 anos do CNC conta o apoio das cooperativas associadas. “São quatro décadas que o CNC vem desempenhando importante papel na difusão das ações em prol dos cafeicultores e de suas cooperativas. Este evento será de muito aprendizado e homenagens emocionantes a todos que fizeram e fazem parte desta história”, conclui Silas Brasileiro. O evento será gratuito, transmitido, ao vivo, no canal do Youtube e no site comemorativo dos 40 anos do CNC. Acesse https://cncafe.com.br/40anos/ e fique por dentro de tudo o que vai acontecer.

Tags:
Fonte:
CNC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

0 comentário