Conselho do Café (CDPC) aprova R$ 1,3 bi para cafeicultores após geadas; proposta vai ao CMN
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC) aprovou nesta terça-feira a criação de uma reserva de 1,32 bilhão de reais no Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para atender aos produtores do setor afetados pelas geadas recentes no Brasil, informou o Ministério da Agricultura.
Agora, a medida --que já havia sido antecipada pelo Conselho Nacional do Café (CNC) e aprovada pelo comitê técnico do CDPC-- será encaminhada ao Ministério da Economia para discussão em reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).
O CMN possui encontro marcado para o próximo dia 26 de agosto.
Mediante aval do CMN, os valores ficarão à disposição dos agentes financeiros após uma avaliação oficial das perdas causadas pela geada nas regiões produtoras, que tem sido conduzida pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), informou o ministério.
Uma estimativa preliminar da Conab, divulgada após as fortes geadas do dia 20 de julho, indicou que o fenômeno pode ter afetado até 200 mil hectares cultivados com café arábica, ou 11% do total da área destinada à variedade no país.
"Após a aprovação do CMN, os recursos serão liberados para os bancos para atender às demandas dos produtores, cooperativas, indústrias e exportadores, o que deverá acontecer nas próximas duas semanas", disse na nota o diretor de Departamento de Comercialização e Abastecimento da pasta agrícola, Silvio Farnese.
Os recursos fazem parte dos 5,9 bilhões de reais aprovados para as linhas de financiamento do Funcafé em 2021/22, ressaltou o ministério.
0 comentário
Café 2025: Um ano de extrema volatilidade, recordes históricos e diversos desafios
Clima adverso no BR mantém preços do café em alta na manhã desta 3ª feira (30)
Calor intenso e chuvas abaixo da média no BR sustentam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (29)
Preços do café seguem voláteis nas bolsas internacionais, pressionados pelo clima e oferta
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)