Setor de cafés especiais ganha plataforma com cursos de capacitação
O nicho de cafés finos do Brasil ganha uma ferramenta para possibilitar um processo constante de evolução e qualificação de seus atores, dos produtores aos profissionais dos demais segmentos e consumidores. A Associação Brasileira de Cafés Especiais desenvolveu a BSCA School, uma plataforma que disponibiliza diversos cursos on-line voltados ao setor.
A diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, explica que a expertise adquirida por meio de parcerias internacionais permitiu que a entidade realizasse a formação, de acordo com as normas globais, de diversos profissionais no país.
"Já qualificamos diversas pessoas em várias áreas, passando da produção até a análise sensorial da bebida. Agora, preparamos algo interativo, dinâmico e com a cara do Brasil. Através da flexibilidade dos cursos on-line, os interessados poderão se capacitar, no seu ritmo, por meio dos protocolos de cafés especiais da BSCA, que consideramos os mais adequados para nosso país", comenta.
Hoje, a Associação disponibiliza os primeiros três cursos da BSCA School. "Introdução aos cafés especiais", ministrado por Vanusia e por Douglas Martins, Q-grader certificado pelo Coffee Quality Institute (CQI) e juiz BSCA, que é voltado a quem deseja melhorar a qualidade ou iniciar a produção de cafés especiais. O objetivo é fazer a imersão dos alunos no mundo dos grãos de excelência, transmitindo os pontos que compõem a cadeia produtiva, desde a fazenda, passando pelos concursos de qualidade até a comercialização.
A educadora e consultora em cafés, Adriana Valinhas, barista e brewer profissional formada pela SCA´s Education, conduzirá o "Curso Básico - Métodos de Preparo", que apresentará os fatores influenciadores da qualidade e do sabor da bebida através da experimentação de diferentes métodos de preparo do café. Os alunos conhecerão a influência da qualidade da água, nível de torra, frescor, tipo de moagem, armazenamento, tempo de extração, entre outros na elaboração de uma boa bebida e também terão acesso aos métodos de preparo na Hario V60, Prensa Francesa e cafeteira italiana (Moka).
O "Curso Básico de Barista" será ministrado por Simoni Yamaguty, instrutora, educadora e barista licenciada pela SCA em Sensory Skills Professional. Os alunos serão apresentados aos principais fundamentos do preparo de café espresso e cappuccino, recebendo conhecimentos sobre os componentes de uma máquina, como operá-la e realizar a limpeza, entender as ferramentas e para que servem no dia a dia desse profissional, além de entenderem quais as variáveis que podem influenciar no preparo da bebida.
Todos os cursos são on-line e os formandos receberão um certificado digital, que será emitido ao final das avaliações para aqueles que alcançarem a nota mínima das provas. Os interessados podem obter mais informações e realizar as matrículas através dos links disponibilizados abaixo.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)