ATeG Café+Forte chega a mais produtores da Zona da Mata
O gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis conduziu a reunião de apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte para produtores de Miraí e São Sebastião da vargem Alegre. Todos os presentes se interessaram pelo programa que será oferecido no município em parceria com o Associação do Agricultores Familiares e Artesãos de Miraí.
Representantes das prefeituras locais, do legislativo municipal, da Emater e do Sebrae também estiveram no encontro. “Os municípios estão investindo na atividade cafeeira e a presença dos parceiros na sensibilização comprova isso. Todos estão comprometidos com o desenvolvimento da cadeia na região e o ATeG será estratégico nesse sentido. Tivemos a presença maciça dos produtores e certamente uma fila de espera para abertura de novos grupos a partir de 2022”, informou, Marcos Reis.
O produto, Luiz Eduardo Oliveira Bazoti esteve no encontro e faz parte do grupo formado. Ele conta que está seguindo os passos do pai que há mais de 30 anos atua na atividade e que já fez diversos cursos do SENAR MINAS para se aperfeiçoar. Após participar do Programa Gestão com Qualidade em Campo (GQC) ele conheceu e se interessou pelo ATeG e agora espera aproveitar a assistência para crescer. “Nossa região é carente de assistência técnica qualificada e a minha expectativa com o ATeG é a
alta! Quero melhor a minha lavoura, o manejo, reduzir custos e aumentar a produção. Estou empolgado e tenho certeza que o programa vai nos ajudar a empreender melhor no meio rural”, ressaltou.
O técnico de campo, Davi Lopes iniciará os acompanhamentos ainda este mês, e reforça que o programa oferece condições para que os produtores superem os atuais e futuros desafios do setor, tanto na produção quanto na administração do negócio. “O ATeG Café+Forte é uma oportunidade para a evolução e o fortalecimento do protagonismo dos produtores, visando uma cafeicultura sustentável sob os aspectos econômico, ambiental e social na região”, pontuou.
0 comentário
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)