CNC alerta para importância da publicação dos estoques de passagem
Recentemente, o Conselho Nacional do Café (CNC) alertou as cooperativas sobre a importância do envio dos estoques de passagem em tempo hábil para elaboração da planilha com as informações de colheita, consumo e exportação de café. Essas informações são básicas para o planejamento das ações e decisões que as cooperativas tomam diariamente sobre a oportunidade ou não de comercializarem seus estoques.
Temos informado também sobre os números que chegam da Organização Internacional do Café, em relação a produção e consumo mundial, no entanto, para o CNC torna-se imprescindível a publicação dos estoques de passagem pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) que, como determina a lei 8.171, de 1991, art. 30, V e o decreto 3.855, de 2001, no art. 10 e art. 34, nos quais tem como base 31/03 de cada ano.
“Lamentamos não termos conhecimento até o momento desses números que seriam oficiais e que tem um custo para o Funcafé, já que quando não publicados, torna-se difícil fazer o planejamento do nosso negócio cafeeiro. Consequentemente, informações variadas e de diversas fontes são publicadas, que servem simplesmente para confundir o mercado, o qual muitas vezes torna-se especulativo, deixando os produtores e suas cooperativas sem a informação correta”, analisa Silas Brasileiro, presidente do CNC.
Esse aspecto dificulta a tomada de decisão e traz inquietação em relação a qual o momento mais propício para o produtor ofertar seu café no mercado. Sendo essa uma das responsabilidades do CNC, assim, estamos insistentemente buscando conhecer esses números e proporemos, no Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), o cumprimento da obrigação da Conab ou outra forma de publicação dessas informações, pela qual possamos passar as informações para uma tomada de decisão mais assertiva, por parte dos produtores.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta