Abics volta a promover diversidade do café solúvel em evento presencial
No dia 2 de outubro, com as restrições relacionadas à Covid-19 no Estado de São Paulo sendo flexibilizadas, a Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics) participou de seu primeiro evento presencial desde o início da pandemia. Em Santos (SP), a entidade contou com um estande na feira Mercado Coffee, realizada pelo Museu do Café em homenagem ao dia internacional da bebida, celebrado em 1º de outubro.
Respeitando os protocolos sanitários, as atividades foram realizadas no âmbito da “Crie & Curta”, marca institucional do projeto setorial que a Associação desenvolve em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e envolveram a degustação de cafés solúveis das categorias Excelência e Diferenciados, conforme metodologia que vem sendo desenvolvida pela Abics para a classificação sensorial do produto.
Segundo a cafeóloga e consultora da Abics, Eliana Relvas, as amostras disponibilizadas ao público foram de cafés 100% arábica, blends e cafés 100% conilon, preparadas pelo barista Eder Delfino através de diferentes processos de secagem para instigar a curiosidade dos presentes.
“Ao todo, servimos 200 doses ao público da feira. O café solúvel recebeu muitos elogios, mas também observamos certo desconhecimento sobre a bebida, sua praticidade e diversidade de uso. Assim, foi importante a distribuição dos folhetos informativos sobre os processos de produção e preparo”, comenta Eliana.
A participação da Abics no evento também envolveu a realização de um workshop sobre receitas e drinks exclusivos elaborados com café solúvel. “Este evento foi importante para capilarizarmos o emprego do produto em suas diversas formas de preparo, pois, além dos participantes presenciais, ele foi transmitido pelo Instagram do Museu do Café. Assim, todos os espectadores puderam conferir que o solúvel é base para diversos preparos da gastronomia, como patê cremoso, café cremoso com calda de caramelo, café com tônica, frapê de café e batidinha de solúvel que apresentamos”, finaliza.
0 comentário
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café