Safra de café da África representa 11% do total produzido no mundo
A produção de café na África no ano-cafeeiro 2020-2021 foi estimada em 18,7 milhões de sacas de 60kg, volume que manteve o nível do período anterior. O Continente Africano possui mais de dez países produtores de café, entre os quais, os cinco maiores são Etiópia, com 7,7 milhões de sacas, que correspondem a 41% do total produzido, seguido de Uganda, com 4,9 milhões de sacas (26%), em terceiro, Costa do Marfim (2,2 milhões de sacas – 12%), na quarta posição, Tanzânia (900 mil sacas – 5%), e, em quinto, Quênia (844 mil sacas, com aproximadamente 4%). Os demais países têm a produção estimada em 2,2 milhões de sacas, número que corresponde a apenas 12% da produção de todos os países da África.
No contexto da produção africana de café, vale destacar que esta safra prevista de 18,7 milhões de sacas manteve-se estável em relação à safra de 2019-2020. Tal volume de produção africano corresponde a 11% da produção mundial, que está estimada em 169,6 milhões de sacas para o ano-cafeeiro 2020-2021.
Os dados e números que permitiram realizar esta análise foram obtidos do Relatório sobre o mercado de Café agosto 2021 e do Relatório sobre o mercado de Café setembro 2021, ambos da Organização Internacional do Café – OIC. Tal Relatório está também disponível para consulta na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café. Para a OIC, o ano-cafeeiro global compreende o período que abrange os meses de outubro a setembro. As demais edições desse Relatório, desde julho de 2014, podem ser acessadas na íntegra no Observatório do Café.
Leia esta ANÁLISE/divulgação na íntegra na página da Embrapa Café, do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta