HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuva alaga áreas do conilon no Espírito Santo e fecha estradas no Sul da Bahia: Danos na produção sendo contabilizados

Publicado em 08/12/2021 11:08 e atualizado em 08/12/2021 16:19
Inmet mantém estado de alerta para chuvas intensas nesta quarta-feira e aumentam as preocupações do setor produtivo

Logotipo Notícias Agrícolas

 

Confirmando as previsões anteriores, chuvas volumosas atingiram áreas de produção de café tipo conilon no Espírito Santo e no sul da Bahia nas últimas 24 horas. O setor produtivo ainda faz levantamento dos danos nas áreas de produção e as chuvas previstas para essa quarta-feira aumentam ainda mais as preocupações. O Notícias Agrícolas segue em contato com produtores e cooperativas nos dois estados. 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre a madrugada e primeiras horas da manhã desta quarta-feira (8) os acumulados já se aproximavam de 100mm em municípios produtores de café, mas de acordo com produtores rurais os volumes registrados entre ontem e hoje já chegam a 300mm. 

Nas imagens enviadas ao Notícias Agrícolas, é possível ver as lavouras localizadas em áreas mais baixas tomadas pelo volume expressivo de água. Contabilizar os danos, no entanto, só será possível nos próximos dias conforme explica João Bayer, presidente da Associação Agricultura Forte do Espírito Santo. 

Chuva cafezal ES - 08122021 (11)
Fotos enviadas por Antônio Sérgio - produtor de café

"O problema é mais grave nas áreas mais baixas. As lavouras estão inundadas e ainda estamos levantando as possíveis perdas. Com certeza teremos perda de planta, incidência de doença, perda de tratos culturais e com certeza afetará a produtividade nessas áreas", afirma. Com o solo encharcado, João afirma que o produtor não está nem conseguindo entrar na lavoura para avaliar as condições.

As previsões meteorológicas continuam indicando mais um dia de muita chuva, e o Inmet mantém toda área em alerta vermelho para chuvas intensas. "Nossa maior preocupação é com essa chuva que está prevista para cair hoje. Se realmente acontecer a situação ficará ainda mais crítica não só no Espírito Santo, mas também no sul da Bahia", afirma. 

Veja mais fotos registradas no Espírito Santo, enviadas ao NA pelo produtor Antônio Sérgio: 

Chuva cafezal ES - 08122021 (10)
Fotos enviadas por Antônio Sérgio - produtor de café

 

Chuva cafezal ES - 08122021 (2)
Fotos enviadas por Antônio Sérgio - produtor de café
Chuva cafezal ES - 08122021 (9)
Fotos enviadas por Antônio Sérgio - produtor de café

Veja fotos registradas em Linhares/ES:

 

Chuva cafezal em Linhares - ES - Envio de Joao Bayer Agricultura Forte (1)
Fotos enviadas por João Bayer

 

Chuva cafezal em Linhares - ES - Envio de Joao Bayer Agricultura Forte (4)
Fotos enviadas por João Bayer
Chuva cafezal em Linhares - ES - Envio de Joao Bayer Agricultura Forte (6)
Fotos enviadas por João Bayer
Chuva cafezal em Linhares - ES - Envio de Joao Bayer Agricultura Forte (4)
Fotos enviadas por João Bayer
Chuva cafezal em Linhares - ES - Envio de Joao Bayer Agricultura Forte (3)
Fotos enviadas por João Bayer

Na produção da Bahia os produtores também aguardam para saber os danos do excesso de chuva e as preocupações vão além do campo. Segundo o Inmet, a Defesa Civil do Estado informou que pelo menos duas pessoas estão desaparecidas. "Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma o comunicado do Inmet. 

De acordo com Vinicius Silva, da Conilon Bahia Corretora de Café, muitas estradas estão bloqueadas desde as primeiras horas do dia, impedindo o fluxo de veículos entre os municípios produtores de café. "Do parque cafeeiro ainda não temos informações de danos, mas em relação a muita chuva, ponte caindo e barreiras, isso está acontecendo bastante", complementa. 

BR 101 entre Itamaraju e Itabela: 

Estrada que liga Canavieiras

 


 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário