Operação apreende 28 mil pacotes de cafés em supermercados na Grande Vitória

Publicado em 11/01/2022 18:07

Uma operação realizada pela Delegacia Especializada de Defesa Civil do Consumidor apreendeu 28 mil unidades de café torrados e moídos irregulares em oito supermercados da Grande Vitória na segunda-feira, dia 10 de janeiro. 

De acordo com nota oficial divulgada pela ABIC, as irregularidades lesam os direitos do consumidor já que os produtos apresentavam alta quantidade de impurezas (cascas e paus) ou alto teor de
umidade, estando fora de padrões mínimos de qualidade.

"A Associação Brasileira da Indústria de Café - ABIC e o Sindicato das Industrias de Café do Espírito Santo - SINCAFÉ apoiam e parabenizam a atuação da polícia civil, e dos demais envolvidos, pelas iniciativa de proteção ao consumidor, criando precedente e jurisprudência sem igual, abrindo uma
frente importantíssima no combate às fraudes", destaca a nota oficial. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
ABIC

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • Ernani Pedretti Campinas - SP

    E qual o motivo de não divulgarem a marca desse "café" que foi tirado do mercado...não seria salutar que fosse divulgado???

    0
  • Getulio Coutinho

    Uma conta simples e com arredondamento:

    60kg de café cru dá 50 kg de café torrado, ou seja ,50kg de pó. Na minha região -Ouro Fino-MG, os piores cafés são vendidos a 1000,00 a saca. Ou seja, 20,00 o kg do pó (ou do café torrado). Daí até o consumidor, sem imposto, sem perdas, sem frete, sem nada de ganho, o pacote de meio quilo dá 10,00.

    Mas, entre custo da indústria, transporte, imposto, margens - tudo no mínimo possível, eu compraria a 20,00 o pacote de meio quilo.

    Ou seja, os produtos com preço menor que isso não são café. É só ver a cor - café torrado é marron, não é preto. Outro teste, coar com água fria, não passa, mas o preço já diz tudo - como também pro óleo de oliva, salsicha e calabresa a 10,00 kg (Seara), é só gordura, corante e sal , e a FB - que garanto que não come o que fala que é bom.

    Teste do preço.

    Ou acredite na FB.

    0
    • GERALDO JOSE DO AMARAL GENTILE Ibaiti, Parana, Brasil - PR

      Algumas correções...a saca de café cru dá, em média, 48,5 kg de café torrado...

      O café torrado pode ser avermelhado, marrom ou preto...tudo depende do ponto de torra...

      A base do café torrado no Brasil é um café arábica duro-riado com até 40% de Conillon...cafés muito mais baratos que os R$ 1.000,00 por saca que você se referiu....Isso para cafés bons.

      Cafés de média qualidade vão de café riado, Conillon e Café grainer que barateiam muito o custo final.

      Cafés de fina qualidade são vendidos a preços compatíveis com os custos da matéria prima, mas vale dizer que o padrão do gosto brasileiro é para cafés duros riados e não para cafés Moles com os de Minas Gerais.

      Abraços.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O paladar condicionado é diretamente proporcional ao "costume" de consumir àquele produto.

      Lembro-me que vendia café aqui no Norte do Paraná, cuja bebida era bebida dura e, várias vezes esse café ia para Varginha-MG para formar um "blended" (mistura) para ser exportado.

      Ou seja, cada país importador tem uma predição por um tipo de bebida.

      Já na região de Campos Altos-MG, os cafés que produzia lá, com muito menos atenção aos cuidados de pós-colheita, a maioria do café bebia mole. Então o clima é um fator relevante na obtenção da bebida. É lógico que adubações de fósforo e, outros macro e micronutrientes são importantes, como as operações de pré e pós-colheita. Enfim, a cultura do café é uma atividade que apaixona. Quando ocorre as floradas e a lavoura foi bem conduzida, as flores enchem o ar de um aroma que não tem "resfriado" que retém o cheiro do mel das flores e, ali você vê como as abelhas são importantes. Abelhas europas surgem do nada e, você circula junto com elas dentro da lavoura sem ser atacado.

      Quem viveu essa experiência ... NUNCA ESQUECE !!!

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      O CORRETO É: ... Ou seja, cada país importador tem uma predileção por um tipo de bebida.

      0
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Em Tempo: Esse "costume" de consumir café em capsulas, foi a derrocada para países produtores de cafés com "bebidas superiores".

      As capsulas usam somente a cafeína e colocam o sabor que querem. E, como fazer café numa máquina que usa capsula é muito mais cômodo do que no coador. Esse costume, levou muitos consumidores a um novo paladar de consumo. Indiferente aos paladares de bebidas superiores naturais do café.

      Essa é a nova realidade do mercado. Daqui uns anos, vamos ver a pesquisa desenvolvendo materiais com teores maiores de cafeína nos grãos pois, o que vai importar quanto de cafeína você está produzindo.

      O resto ... SERÁ SÓ "ESTÓRIA" !!!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Na década de 1980, a produtividade média da propriedade aqui no Norte do Paraná era 33 scs beneficiadas/ha/ano. Neste tempo a média brasileira era de 8 scs beneficiadas/ha/ano.

      Ou seja, eu NÃO BRINCAVA NO SERVIÇO !!!

      1
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      HE! HE! ... Errei na hora de digitar ... O correto é 35 scs beneficiadas/ha/ano ... Pois produzia 3500 scs beneficiadas/ano numa área de 100 has. ...

      1