La Niña favorece excesso de chuva e Colômbia tem queda de 16% na produção de arábica em fevereiro
![]()
Segundo dados divulgados na manhã desta quinta-feira (3) pela Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a produção de café arábica na Colômbia recuou 16% no mês de fevereiro. A produção no mês passado foi de 928.000 mil sacas, em fevereiro de 2021 o volume foi de 1,1 milhão de sacas.
Pelo segundo mês consecutivo a FNC reporta que as condições climáticas adversas vêm impactando a produção no país vizinho. Com a influência do La Niña, a chuva em excesso prejudica as condições das lavouras no segundo maior produtor de café arábica do mundo. Continua chovendo no país, o que aumenta as preocupações para a produção dos próximos meses.
No acumulado do ano a produção colombiana está em 1,8 milhões de sacas, 18% a menos do que o observado no mesmo período anterior com quase 2,2 milhões de sacas. "E até agora no ano cafeeiro (outubro de 2021 a fevereiro 2022), a produção ultrapassou 5,3 milhões de sacas, 19% menos em comparação com mais de 6,5 milhões de sacas produzidas no mesmo período anterior", afirma a publicação.
Nos últimos 12 meses (março de 2021 a fevereiro de 2022), a produção registrada caiu 13% para quase 12,2 milhões de sacas de 60 kg de mais de 14 milhões de sacas produzido um ano antes.
Exportação recua 23 em fevereiro
O reporte trouxe também que as exportações de café no país registraram queda de 23% no mês passado, com 980.000 sacas de 60 quilos. Em fevereiro do ano passado o volume foi de 1,3 milhões de sacas.
No acumulado do ano, as exportações caíram 14%, para pouco mais de 2 milhões sacas das mais de 2,3 milhões de sacas exportadas um ano antes.Nos últimos 12 meses (março 2021-fevereiro 2022), as exportações caíram 5%, para 12,1 milhões de sacas de 60 kg das mais de 12,7 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior.
"E no ano cafeeiro (outubro de 2021 a fevereiro de 2022), as exportações de café ultrapassou 5,3 milhões de sacas de 60 kg, 11% a menos em relação aos quase 6 milhões de sacas exportadas um ano antes", afirma a FNC.
0 comentário
Preços do café seguem oscilando e caminhavam em lados opostos na manhã desta 4ª feira (11)
Café/Cepea: Desvalorização dos grãos é intensificada com estimativa de safra recorde
Brasil rumo ao recorde: Safra de café 2026 caminha para superar os 70 milhões de sacas e redesenhar o mercado global
Preço do café se consolida novamente em baixa nesta 3ª feira (10) diante melhor oferta brasileira
Brasil exporta 2,8 mi de sacas de café em janeiro, queda de 31% ante jan/25
Exportações globais de café verde aumentaram 9,2% em dezembro, afirma OIC