Guerra na Ucrânia e crise econômica russa afetarão demanda por café, diz hEDGEpoint
![]()
Por Marcelo Teixeira
NOVA YORK (Reuters) – A guerra na Ucrânia e o impacto das sanções à economia russa prejudicarão a demanda global por café e levarão a um superávit de oferta na temporada 2022/23, disse a hEDGEpoint em relatório nesta quarta-feira.
A empresa de gestão de risco e hedge de commodities agrícolas e energéticas estima que a Rússia, um dos maiores consumidores de café do mundo, reduzirá em quase 1 milhão de sacas o consumo devido às dificuldades no comércio e aos altos preços, que reduzirão as compras em supermercados e cafeterias do país.
A hEDGEpoint projetou que o deslocamento de milhões de pessoas na Ucrânia reduzirá a demanda de café naquele país em quase 400 mil sacas.
“Já houve um aumento acentuado de cerca de 20% nos preços do café na Rússia”, disse a analista de café Natalia Gandolphi, acrescentando que os estoques no país devem permanecer em um nível regular apenas até julho.
Como resultado da queda na demanda de café na Ucrânia e na Rússia, a consultoria cortou sua estimativa para o saldo global de oferta 2021/22 (outubro-setembro) para um déficit de 7,21 milhões de sacas, de um déficit de 8,68 milhões de sacas observado em fevereiro.
A projeção para a temporada 2022/23, sem sinais de fim da invasão russa no curto prazo, passou de um déficit de 2,42 milhões de sacas para um superávit de 1,29 milhão de sacas.
O déficit na temporada atual (2021/22) continua grande, apesar das perdas de demanda relacionadas à guerra, uma vez que o Brasil, maior produtor, deve ter outra safra abaixo da média devido a uma seca histórica em 2021.
1 comentário
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Raquel Vilela Miranda Trieste
Li, reli, li mais um vez, outra vez e não entendi a conta
Trata-se de tradução mal feita por isso gera confusão --- A única coisa clara é que a guerra gerará uma redução 1,4 milhões de saca de café
Ser. Carlo, no consumo ou na produção Mundial???
Pois é depois que escrevi percebi que faltava a palavra
DEMANDA
Quer dizer o assunto desse artigo é uma previsão, isto é, um chute do jornalista--na verdade o mercado é uma incógnita porque se todo mundo tivesse conhecimento do futuro todo ia ficar rico inclusive na loteca