HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Estresse hídrico: Florada fora de época é registrada em lavouras de café no norte do ES

Publicado em 01/06/2022 08:52 e atualizado em 01/06/2022 10:56
Relatos ainda são pontuais e condição está sendo monitorada por cooperativas na região

Logotipo Notícias Agrícolas


A expectativa do setor cafeeiro do Brasil é positiva para a safra de café tipo conilon neste ano, apesar de alguns desafios e colheita atrasada em algumas das principais áreas de produção, o mercado segue operando com um volume de, pelo menos, 20 milhões de sacas. O cenário é positivo, mas alguns relatos, ainda pontuais, de produtores vêm chamando atenção no Espírito Santo. 

Na região norte do estado, após sofrer com seca prolongada e altas temperaturas, foram registradas chuvas com volumes significativos há algumas semanas o que acabou impulsionando abertura de uma florada fora de época em lavouras na região de São Matheus. 

Segundo Evaldo Rodrigues, do conselho de administração da Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé), o acumulado de chuva chegou a aproximadamente 100mm, depois de 90 dias sem chuvas significativas na área. "A chuva foi positiva para hidratar a planta que está em plena safra e precisa de água, mas aconteceu o estresse que foi o choque térmico do estresse hídrico com a chuva e a planta entendeu que estava na hora de produzir e soltou o botão floral", explica ao Notícias Agrícolas. 

Evaldo destaca que os relatos, até a manhã desta quarta-feira (1º), ainda eram pontuais, mas que a cooperativa está fazendo o levantamento para entender a extensão da florada fora de época. "São informações preliminares ainda, mas toda vez que acontece esse estresse, a planta entende que tem reproduzir e isso aconteceu fora de época. A florada que era para dar depois da safra, em outubro, antecipou e abriu agora. É um dano irreversível", acrescenta. 

No caso das imagens enviadas ao Notícias Agrícolas, é possível observar que as lavouras com abertura de botão floral se tratam de lavouras mais novas e que estariam aptas para boa produção na safra de 2023. "O café é efeito de etapas, e se ele abriu um botão floral em uma época anterior ao que deveria, que é depois da safra, lá ele não vai ter esse espaço para produzir mais. Pode produzir esse fruto sim com esse botão, vai gerar um fruto que será precoce e que não vai coincidir com a safra normal de café. É mais um problema que não tinha no radar e agora nós estamos constatando ele", acredita. 

Já com relação as lavouras adultas, que estão em plena produção, Evaldo acrescenta que a planta teve um desenvolvimento satisfatório, apesar do estresse hídrico, mas que por conta dessa condição climática também podem abrir florada fora de época nos próximos dias. A condição nessas áreas também estão sendo monitoradas na região. 

Veja o vídeo enviado ao Notícias Agrícolas: 

 

COLHEITA 

Com relação ao ano passado, a colheita da safra 22 está relativamente mais atrasada no estado do Espírito Santo. Até o dia de 26 de maio, o estado tinha entre 20% e 22% de área colhida, o que representa um atraso de 5% nos trabalhos em relação ao ciclo anterior. 

O atraso, de acordo com Márcio Cândido, presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), é sim pela dificuldade em encontrar mão de obra, mas que ainda não traz grandes preocupações para o estado. "O mercado não trabalha com menos de 22 milhões de sacas, mas isso não representa um excedente de café. A safra de arábica está mais lenta e fica muito em cima", destacou ao Notícias Agrícolas. Márcio acrescenta que o mercado normalmente opera com base nas duas últimas safras, sendo assim, o cenário neste ano deve ser ainda mais apertado com o conilon mais demandado. 

Veja mais aqui: 

Atraso na colheita do conilon ainda não traz preocupação; mercado tem preços firmes, mas pede produtor atento às negociações
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário