HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Safra de café do Brasil terá aumento em 23/24, mas será modesto, diz Taka Insights

Publicado em 08/06/2022 17:05

Logotipo Reuters

Por Marcelo Teixeira

NOVA YORK (Reuters) - O Brasil, maior produtor mundial de café, deve ter uma safra robusta em 2023/24 (julho-junho), mas o aumento será modesto e longe de um recorde de produção que alguns analistas têm esperado, disse a empresa de inteligência de commodities Taka Insights nesta quarta-feira.

A empresa, que produz modelos diários de previsão de safra usando sensoriamento remoto e dados de estações meteorológicas, projetou a produção de café arábica 2023/24 (julho-junho) do Brasil em 40,68 milhões de sacas de 60 kg, um pequeno aumento em relação à safra 2022/23 vista em 38,48 milhões de sacas que estão sendo colhidas atualmente.

"Isso pode parecer surpreendente para alguns, que antecipavam uma recuperação muito maior devido a alguns meses de chuvas bem acima da média, mas o NDVI mostra claramente o déficit extremo de umidade no início do ciclo de crescimento vegetativo", disse a empresa em nota enviada à Reuters.

O índice de vegetação (NDVI, na sigla em inglês) é considerado uma forma eficiente para prever a produção.

A analista de commodities softs Judith Ganes, cofundadora do programa de café Taka Insights, disse que a coleta de dados agora cobre cerca de 75% da área de arábica no Brasil com monitoramento diário.

Ela disse que as árvores de arábica no Brasil ainda estão se recuperando de uma seca e geadas severas em 2021, portanto, não conseguem produzir uma grande safra, como a produção recorde vista no ciclo 2020/21.

O café arábica responde por cerca de dois terços da produção total, com o restante vindo de árvores de café robusta.

A Taka Insights ainda está trabalhando no mapeamento da participação do robusta na produção brasileira de café.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário