HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Quebra na produção do arábica: Estoques de café no Brasil têm queda de 16%

Publicado em 09/06/2022 11:48
Números foram reportados pelo IBGE, em levantamento feito até 31 de dezembro de 2021, mas divulgados só agora

Logotipo Notícias Agrícolas

O volume de café estocado em 31 de dezembro de 2021 no Brasil teve queda de 16%, de acordo o relatório divulgado na última quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o órgão estatal, o país possuía 1.115.260 toneladas, ou 18,588 milhões de sacas de 60 kg, em estoque nos armazéns credenciados pela Conab no final de 2021, volume que implicou queda de 16% na comparação com o montante armazenado em 31 de dezembro de 2020.

É importante destacar que o que esse montante se refere aos estoques visíveis em armazéns credenciados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), não contabilizando, portanto, os grãos armazenados em fazendas ou pequenos armazéns não credenciados.

Há alguns meses analistas ouvidos pelo Notícias Agrícolas apontavam a necessidade de saber o volume de café disponíveis nos estoques do Brasil, informação que ajuda a entender a formação e direção dos negócios no médio prazo. O setor, no entanto, ainda aguarda pelo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento. 

"Essa retração foi proporcionada por ser um ano de bienalidade negativa para o café arábica. O clima quente e seco, na maior parte de 2020, principalmente, no segundo semestre, quando as flores estavam se abrindo, limitou o desenvolvimento das lavouras, com queda de 29,6% no rendimento médio", destaca o IBGE. 

Haroldo Bonfá, analista de mercado da Pharos Consultoria, que os números chamam atenção, mas que se torna mais difícil fazer uma análise sem contar também com os números oficiais da Conab. De acordo com o especialista, normalmente este levantamento em questão é feito no mês de março, para aproveitar a janela entre o fim de uma safra e início de outra, mas os dados ainda não foram divulgados pela Companhia. 

"É importante lembrar que esses números do IBGE, no dia 31 de dezembro, trata-se de um volume com a safra toda colhida, considerando também o já foi exportado até aquele período. E não podemos esquecer que com certeza havia estoque do ciclo anterior na conta", comenta. 

O IBGE mostrou ainda que a região Sudeste, maior produtora de café arábica do páis,  concentrou 93,4% do total de café armazenado. Na data de referência, 82,0% do café arábica estocado se encontrava em Minas Gerais, enquanto o Espírito Santo concentrava 73,4% dos estoques de café canephora. A região apresentou retração de 14,9% em seus estoques, lembrando que é a principal região produtora de café do País, sendo Minas Gerais responsável por 69,9% da produção nacional de café arábica e Espírito Santo responsável por 67,4% da produção de canephora. 

Para ver o documento clique aqui
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário