Expocaccer lança projeto que incentiva sucessão familiar na cafeicultura

Publicado em 09/06/2022 12:15

A sucessão familiar é vista como uma importante forma de preparar e capacitar, prevenindo futuros danos e ajudando na transferência de gestão entre gerações. Com essa visão, cada vez mais os produtores rurais estão investindo no planejamento da sucessão familiar para gestão de seus negócios.

Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em empresas/propriedades rurais, revelou que 80% dos entrevistados pertencem a uma empresa familiar. Na cafeicultura, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que entre 30% a 35% do segmento é composto por produção familiar. 

Pensando nessa realidade, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer) anunciou o lançamento do projeto inédito que, por meio da realização de cursos e atividades direcionadas, visa instruir e estimular jovens de 14 a 20 anos a obterem noções sobre todos os processos que envolvem a cafeicultura, passando pela produção, gestão, exportação, até ao consumo final.

Os cursos do Expocaccer Teens serão distribuídos por etapas, aliando teoria às práticas da cafeicultura, que incluem: produção de cafés especais; aula de classificação de café; cupping e torra; visita à estrutura da Expocaccer; noções de gestão, liderança e comercialização; além de visitas às fazendas de cooperados da Expocaccer.

O lançamento oficial do projeto acontecerá nesta sexta-feira (10), no auditório da Expocaccer, às 16h, com a participação do sócio da empresa Capricorn Coffee, Patrick Griffin, que compartilhará sua experiência no mercado de cafés. O evento é gratuito e nele será apresentado também a metodologia do Expocaccer Teens.

O projeto é inédito no Cerrado Mineiro e em cooperativas do segmento café da região. De acordo com a Trader de Cafés Especiais da Expocaccer, Sandra Moraes, as atividades devem auxiliar os jovens e seus familiares, possibilitando novas perspectivas profissionais aos jovens e ao mesmo tempo capacitá-los com noções e práticas gerais sobre o negócio de suas famílias.  

As atividades do projeto terão início ainda neste mês de junho, com um calendário diversificado e flexível. O Expocaccer Teens faz parte das ações da cooperativa de incentivo à capacitação e atualização dos cooperados, que auxiliem e possibilitem maior e melhor aproveitamento na qualidade dos cafés.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Expocaccer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário