Café: Safras estima colheita 2022/23 no Brasil em 48% até 05/julho
A colheita de café da safra brasileira 2022/23 está em 48% até o dia 05 de julho. O número faz parte do levantamento semanal de SAFRAS & Mercado para a evolução da colheita da safra. Na semana anterior, o índice era de 39%.
Tomando por base a estimativa de SAFRAS para a produção de café do Brasil em 2022/23, de 61,1 milhões de sacas de 60 quilos, é apontado que foram colhidas 29,54 milhões de sacas até o dia 05 de julho.
A colheita segue atrasada em relação ao ano passado, quando 54% da safra estava colhida neste período. Os trabalhos também estão atrasados contra à média dos últimos 5 anos, que é de 58%.
Segundo o consultor de SAFRAS & Mercado, Gil Barabach, a colheita ganhou ritmo, mas segue atrasada. "O clima mais seco, a elevação do percentual de maturação das lavouras e um melhor equacionamento de mão de obra justificam a melhora nos trabalhos. Apesar disto, a oferta segue curta", assinalou.
A colheita de arábica alcança 40% da safra, ligeiramente abaixo das 42% de igual época do ano passado e bem abaixo dos 495% de média dos últimos 5 anos para o período. "A ideia preliminar é um perfil de qualidade muito bom, tanto de bebida como percentual de peneira", disse Barabach.
Os trabalhos com conilon chegam a 63% do potencial da safra, ainda bem abaixo dos 73% em igual época do ano passado e dos 79% de média no período entre 2017 a 2021. A safra maior, a demora na maturação e a dificuldade com mão de obra explicam a lentidão dos trabalhos.
2 comentários
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café
JOSE LUIZ PELOSO RABELO CAMPOS GEARIS - MG
entao que pulo em uma semana avança 10% (nao seria mais coerente safras e mercados admitir o erro) e que armazens estao esses 29 milhoes de saca.
SAULO ANTONIO MELO SIQUEIRA Cássia - MG
Beleza. Mais uma vez a Safra e Mercados e suas previsões absurdas. Aliás este total de café já colhido deve estar sendo depositado nos armazéns da Safras pois nós das cooperativas e particulares não temos isto não.
Eu acho meio esquisito identificar uma colheita de cafe realizada em 2022 ser amarrada e misturada com 2023---