Colômbia tem queda de 22% na produção de arábica em julho; atenções se voltam para pico do La Niña

Publicado em 04/08/2022 09:40
Excesso de chuva há meses traz impactos negativos no segundo maior produtor de café arábica do mundo

Logotipo Notícias Agrícolas

A Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia divulgou nova baixa na produção de café. De acordo com os dados, no mês de julho a produção caiu 22%, com 944 mil sacas de 60kg no país vizinhos. Há alguns meses o segundo maior produtor de café tipo arábica do mundo vem registrando baixas consecutivas na sua produção. No mesmo período no ano passado, a produção foi de 1,2 milhão de sacas. 

No acumulado do ano, entre janeiro e julho, o volume de produção chegou a 6,4 milhões de sacas, volume 8% a menos que no ciclo nterior. Nos últimos 12 meses (agosto de 2021 a julho de 2022), a produção ultrapassou 12
milhões de sacas, 10% a menos em relação aos quase 13,4 milhões de sacas colhidos no período anterior.

No ano cafeeiro, entre outubro de 2021 a julho de 2022, a Colômbia registrou queda de 12% na produção com aproximadamente 9,9 milhões de sacas. 

2

3

Já com relação às exportações, a FNC divulgou que neste ano o volume caiu 1%, com 6,9 milhões de sacas embarcadas no período. Mas, no mês passado a queda é mais expressiva, de 14%, com um milhão de sacas exportadas. No mesmo período no ano passado, o volume foi de aproximadamente 1,2 milhão. 

No ano cafeeiro, as exportações quase chegam a 10,2 milhões de sacas de 60 kg, 4% a menos em relação às quase 10,6 milhões de sacas exportadas no mesmo período anterior. E nos últimos 12 meses, as exportações caíram 2%, para quase 12,4 milhões de sacas.
contra quase 12,6 no ano passado. 

 

1

Impactos do La Niña

Diferente do que ocorre no Brasil, o fenômeno La Niña favorece o excesso de chuvas na Colômbia, deixando um ambiente favorável também para incidência da ferrugem. De acordo com informações do site "infobae", o presidente da FNC, Roberto Vélez Vallejo, afirmou recentemente que em 2011, quando a produção no país vizinho caiu de 12 para 7 milhões de sacas com efeitos do La Niña, foi observado que em toda área de produção apenas 35% contava com variedades resistentes à ferrugem e que a partir de 2011 um trabalho junto com o Governo Nacional foi realizado e atualmente pelo menos 85% da área é composta por variedades mais resistentes. 

"Agora passamos dois anos em que caiu muito mais água do que a média histórica e, apesar deste novo Niña, a produção não foi reduzida em 5, mas em 2 milhões de sacas. Claro, menos luz e solo mais úmido afetam o desempenho da planta. De qualquer forma, precisamos renovar 10% da área cafeeira a cada ano, mas para isso precisamos do apoio do Governo Nacional, entre outros porque essa questão de futuros exigia muitos recursos do Fundo Nacional do Café", afirmou o presidente. 

Com os modelos meteorológicos apontando para um novo pico do La Niña nos próximos meses, o presidente destacou ainda que é preciso monitorar de perto as condições e também a evolução dos preços nas bolsas, que oscilam bastante há algumas semanas, mas ainda trazem preocupação em relação à rentabilidade do produtor colombiano. 

"Ter uma produção menor com eventual queda de preços é o segundo risco . E a terceira é que não sabemos o que vai acontecer com o clima. Se a tudo isso somarmos um fenômeno prolongado de La Niña e atingirmos uma produção reduzida por questões climáticas, estamos diante de um problema maior”, enfatizou Vélez.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário