Traders buscam recertificar grandes volumes de café arábica na ICE - Reuters

Publicado em 16/08/2022 09:42

Logotipo Reuters

Traders de café estão tentando classificar novamente sacas de café arábica de dois anos que foram retiradas dos armazéns da Intercontinental Exchange (ICE) nos últimos meses, e recertificá-las para que possam retornar aos estoques da ICE, segundo traders e analistas.

O chamado processo de recertificação é incomum, principalmente com um volume tão grande de cerca de 270.000 sacas de 60 kg.

Embora não seja ilegal, participantes do mercado dizem que o processo levanta dúvidas sobre a qualidade do café, porque efetivamente considera o estoque reclassificado como grãos novos.

Geralmente, quando os comerciantes retiram o café dos estoques certificados, eles pretendem vendê-lo aos torrefadores. Nesse caso, eles o venderiam de volta ao ICE e teriam lucro, já que a recertificação elimina penalidades que são aplicadas à medida que o café envelhece nos armazéns. Quanto mais velho o café, maior o desconto.

O risco para os comerciantes que desejam reclassificar o café é se grande parte do café falhar na classificação.

Os estoques certificados vêm caindo rapidamente este ano, à medida que os participantes do mercado compraram essas sacas por serem mais baratas do que os lotes no mercado à vista. Os estoques da ICE atualmente estão em cerca de 570.000 sacas, o menor nível desde junho de 1999.

No entanto, a partir de 8 de agosto, relatórios diários da ICE começaram a mostrar milhares de sacas de café esperando para serem classificadas para entrar nos estoques da ICE em Antuérpia. Na terça-feira, 263.259 sacas estavam pendentes de classificação.

A especialista em commodities Judith Ganes, da J.Ganes Consulting, disse que as sacas são de origem brasileira e foram entregues à ICE entre novembro de 2020 e maio de 2021.

Pelo cálculo dela, elas têm penalidades relacionadas à idade que variam de 4,25 centavos a 7,25 centavos por libra. Isso é quanto um trader pode ganhar por libra se o café devolvido à ICE for precificado no valor de mercado atual. KCc1

A ICE não diz em seus relatórios se os volumes pendentes de classificação foram certificados anteriormente ou não. A bolsa não respondeu a um pedido de comentário.

Ganes, assim como outros participantes do mercado, dizem ter certeza de que este é um caso de recertificação, porque o café recém-colhido está sendo oferecido no mercado físico com grandes prêmios sobre os futuros devido à escassez de oferta.

Então, não faria sentido alguém comprar café no mercado para entregar na bolsa.

"Eles (comerciantes) provavelmente retiraram aquele café dos estoques da ICE para vendê-lo no mercado, mas no final não encontraram compradores suficientes, então estão tentando devolvê-lo à bolsa", disse um executivo de uma grande importadora de café nos Estados Unidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário