Irrigação Localizada assegura florada em regiões produtoras de café
A florada é uma das fases mais importantes na cafeicultura, essa etapa é responsável por definir o potencial produtivo da lavoura para o próximo ano. O que sucedia nos anos anteriores, era que na retomada do período chuvoso, geralmente em setembro/outubro, as gemas se hidratavam, os botões cresciam e, alguns dias depois, ocorria a abertura floral.
Esse ano, ocorreu o adiantamento da diferenciação floral, abotoamento e florada dos cafeeiros, que, segundo a Procafé, teve esse comportamento principalmente devido às condições climáticas, estresse hídrico e temperaturas elevadas.
Com o déficit hídrico acumulado na maioria das áreas cafeeiras do Brasil, as plantas estavam estressadas com indução floral adiantada, e com o baixo índice de chuva que sucedeu, houve um estímulo da abertura floral e como esse fator ocorreu em um período seco é um grande risco para os produtores que não possuem irrigação, pois a abertura floral sem chuvas pode levar ao abortamento das flores e perdas de produção para a safra do próximo ano, já os produtores que possuem a tecnologia da irrigação conseguiram manter os botões hidratados, garantindo o pegamento da florada.
A irrigação na fase de pré florada garante plantas hidratadas, com menor índice de estresse hídrico, maior nível de hidratação das folhas, e consequentemente maior hidratação das gemas florais, o que faz com que a planta chegue na fase de florada, mais hidratada e menos estressada. Resultando assim em uma porcentagem maior de pegamento floral e menores riscos com abortamento, tendo em vista que plantas com estresse hídrico levam ao abortamento das flores.
Outro aspecto importante para a produção de flores e frutos no café arábica é garantir o crescimento de ramos plagiotrópicos, ou seja, garantir o crescimento vegetativo das plantas, que influencia diretamente no florescimento e frutificação. A irrigação contribui para a formação de folhas novas, e evita a queda prematura delas, assegurando assim uma florada de sucesso.
1 comentário
Preços do café seguem oscilando e caminhavam em lados opostos na manhã desta 4ª feira (11)
Café/Cepea: Desvalorização dos grãos é intensificada com estimativa de safra recorde
Brasil rumo ao recorde: Safra de café 2026 caminha para superar os 70 milhões de sacas e redesenhar o mercado global
Preço do café se consolida novamente em baixa nesta 3ª feira (10) diante melhor oferta brasileira
Brasil exporta 2,8 mi de sacas de café em janeiro, queda de 31% ante jan/25
Exportações globais de café verde aumentaram 9,2% em dezembro, afirma OIC
eriveuton mauri São Gabriel da Palha - ES
Muito bom esse comentario