Importação do café brasileiro pela Itália já avançou quase 20% em 2022: Ação de promoção de imagem visa ampliar negócios

Publicado em 27/10/2022 09:42 e atualizado em 27/10/2022 11:21
Itália voltou a apresentar crescimento nas compras e café brasileiro se destaca pela sustentabilidade e qualidade do produto

Logotipo Notícias Agrícolas

As ações de promoção de imagem do café brasileiro no exterior não param. Dessa vez, a parceria entre o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Museu do Café e Embaixada do Brasil promove um trabalho de apresentação da cafeicultura brasileira na TriesteSpresso Expo, realizada em Triste, cidade localizada no nordeste da Itália. 

Mais uma vez, a exposição tem como destaque valorizar o trabalho do cafeicultor brasileiro e apresentar ao mercado internacional eficiência adotada de ponta a ponta pelo setor cafeeiro no Brasil,  com temas sempre voltados aos critérios ESG que vem sendo muito discutido no mercado internacional de café. 

Enquanto maior produtor e exportador de café do mundo, o Brasil sentiu a necessidade de apresentar a cafeicultura brasileira com mais detalhes também em importante parceiros comerciais, como é o caso da Itália que é um tradicional comprador do Brasil e  importou 2,393 milhões de sacas de café do Brasil no período entre janeiro e setembro. Os dados do Cecafé mostram ainda que houve um avanço de 17,3% nas compras dos italianos em comparação com o mesmo período em 2021. 

Exposição Trieste (12)
Café do Brasil na Itália: Lideranças se encontram em exposição em Trieste
Cecafé Trieste
Marcos Matos, CEO do Cecafé, participando de ação na Itália

Com uma cafeicultura rica em detalhes e com ações que precisam ser mostradas ao mercado internacional, Marcos Matos - diretor executivo do Cecafé, apresentará na Itália os dados oficiais sobre a produção brasileira, qualidade do café,  investimento em pesquisas e tecnologia, sustentabilidade ambiental e econômica em toda cadeia produtiva. 

"É um país que a gente recuperou, estava em queda até 2020, não estava em crescimento. E a mesma coisa que fizemos com a Espanha, que voltou a mostrar crescimento. Esse é caminho, temos que fazer todos serem positivos, serem crescentes porque são todos mercados de qualidade, de sustentabilidade. Lembrando que o Brasil é o que mais tem repasse do preço FOB de exportação para o produtor, então você acessar esse mercado significa mais renda para o produtor", disse o diretor ao Notícias Agrícolas

Leia mais:

+ Café em Prosa #102 - Diante das preocupações globais atuais, mostrar desenvolvimento social do cafeicultor e sustentabilidade ajuda na fluidez e bons negócios na cafeicultura

Ressalta ainda a importância do trabalho de promoção de imagem para que o Brasil esteja presente em todos os mercados. "É estar presente em todos os mercados, é conquistar os consumidores. A Itália não estava mais em fase de crescimento, temos que fazer esse mercado crescer, contar as nossas histórias, do nosso agronegócio que é humanizado, contas as histórias. Contar a importância que eles nos dão, eles são parte de todo esse sucesso da cafeicultura brasileira. Gerar um comércio crescente, mas sobretudo com reconhecimento da nossa sustentabilidade e isso a gente tem que fazer em todos os mercados, os mais diversos e os mais exigentes", conclui. 

Exposição Trieste (1)
Alessandra Almeida, diretora executiva do Museu do Café  e Marcos Matos, diretor executivo do Cecafé 

Exposição: Brasil assina termo de parceria para ações de divulgação com museu na Itália

Por meio de pesquisas, exposições, mostras temporárias, atividades culturais e educativas, o Museu do Café preserva e divulga a história e as tradições da cafeicultura brasileira, que são muito vinculadas à Itália graças ao intenso processo de imigração ocorrido nos séculos XIX e XX.

O evento em Trieste também conta a participação de Alessandra Almeida, diretora executiva do Museu do Café. Na tarde da última quarta-feira (26) Alessandra assinou, inclusive, um termo de parceria com  Associazione Museo del Caffè de Trieste que prevê ações de divulgação e colaboração mútua entre as duas instituições. 

A curadoria focará "Cultura e Imigração Italiana", apresentando a importância ítala para a evolução da cafeicultura nacional, e "Qualidade, Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano no Agronegócio Café Brasileiro". A exposição é resultado da bem-sucedida mostra realizada, em 2021, na Embaixada do Brasil em Roma, como atividade promocional em outubro, mês do Dia Internacional do Café.

Veja fotos da exposição: 

Exposição Trieste (11)
Exposição Trieste (2)
Exposição Trieste (9)
Exposição Trieste (5)
Exposição Trieste (7)

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário