ABIC rebate crítica ao cafés tradicionais produzidos no Brasil
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) tem como um de seus pilares garantir que o consumidor esteja bem informado na hora de comprar seu café. Nossos Selos de Qualidade e de Pureza visam garantir que o produto levado para a casa do consumidor está livre de impurezas e atende ao paladar individual.
Observamos algumas publicações na imprensa especializada com afirmações sobre uma suposta qualidade inferior de cafés Tradicionais e Extraforte, em relação aos Gourmet ou Especiais, o que não é verdade. Essa distinção diz respeito somente ao perfil sensorial do café.
Celírio Inácio, Diretor executivo da ABIC, explica a questão: “Cada consumidor tem predileção por diferentes sensações com o café. Apontar essas categorias como de baixa qualidade por apresentarem paladar mais amargo é desinformar o consumidor, e vai contra os ideais da Associação”.
População dá preferência a cafés tradicionais e extrafortes
Uma pesquisa realizada pela ABIC com Parceria da São Paulo Coffee Hub, mostrou que cafés tradicionais e extrafortes são francos favoritos entre o público geral, aqueles que consomem a bebida de modo mais cotidiano. O estudo contou com mais de 5 mil pessoas, e esse público corresponde a 83% das respostas.
Ao serem perguntados quais tipos de cafés preferem, a categoria tradicional teve 40% da preferência, enquanto o extraforte, 31%. O público entusiasta, que estuda um pouco mais sobre o grão, tem o tradicional como segundo favorito, com 25% das respostas.
A pesquisa pode ser conferia na íntegra no site da ABIC.
1 comentário
Café dispara em NY e fecha nas máximas em uma semana com temor sobre oferta e qualidade no BR
Concurso NossoCafé Yara celebra 10ª edição e abre espaço pela primeira vez para cafés Canephora
Cooxupé conquista na justiça devolução de mais de R$ 622 milhões aos cooperados em decisão histórica sobre o Funrural
Café cai mais de 500 pontos em Nova York e preços também recuam no mercado brasileiro
Preço do café apresenta menor valor em um ano: preço médio diminuiu 21,2% em relação ao ano passado
Preços do café sobem no Vietnã, safra na Indonésia chega ao fim
Leoni Fonseca Naviraà - MS
O café tradicional ou extra forte possuem misturas que prejudicam suas qualidades.
A pesquisa apenas confirma que nosso povo não conhece café de qualidade.