IBGE vê alta de 5,7% na safra de café do Brasil em 2023; previsão supera a da Conab
![]()
SÃO PAULO (Reuters) – A produção brasileira de café foi estimada nesta quarta-feira em 55,3 milhões de sacas de 60 kg, aumento de 5,7% em relação a 2022, de acordo com projeção divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A produção de café arábica foi projetada em 38,6 milhões de sacas, aumento de 13,7% frente ao ano anterior.
Já a safra de café canéfora (robusta e conilon) foi prevista em 16,8 milhões de sacas, declínio de 8,9% em relação ao ano anterior.
No caso do arábica, o IBGE citou que “não houve maiores problemas climáticos durante o inverno de 2022 e as chuvas foram abundantes, beneficiando as lavouras”.
“Aguarda-se um aumento da produção, havendo, portanto, uma ‘inversão de bienalidade'”, disse o instituto, lembrando que 2022 havia sido de bianualidade positiva para o arábica, mas os cafezais sofreram efeitos da seca e geadas.
O IBGE projeta uma safra de café superior à estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em janeiro apontou 54,9 milhões de sacas. A estatal havia citado aumento das áreas em produção assim como melhores produtividades em importantes regiões cafeeiras.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)