Indicadores técnicos e safra brasileira de café: NY procura suporte; confira análise da hEDGEpoint

Publicado em 15/02/2023 14:25

O café vem passando por um movimento bastante técnico, buscando a média móvel de 100 dias. Agora, os preços atingiram esses patamares e encontraram resistência. Caso supere esse nível, pode abrir espaço para chegar a 190 c/lb, mas não quebrar a resistência pode fazer com que os preços testem os níveis de 160 e 150 c/lb novamente.


Com a incerteza em torno da safra brasileira, são os elementos técnicos que ganham destaque. Por exemplo, na semana passada tivemos a divulgação do IBGE para a safra 23/24, de 38,6M scs de arábica e 16,8M scs de conilon. Normalmente, os números do conilon são menos observados, pois tanto os números da Conab quanto os do IBGE estão sempre longe da média do mercado. Nesse sentido, a variação ano a ano tem um papel mais importante do que o número em si.

Seus números de arábica, por outro lado, foram um pouco maiores do que os da Conab (37,4M scs), embora ainda abaixo da média das estimativas do mercado. Os resultados não tiveram tanto impacto nos preços no dia da divulgação, já que a maioria dos participantes do mercado está trabalhando com uma produção de arábica superior a 40M scs.


Do lado do robusta, o Vietnã divulgou dados de exportação de janeiro, mostrando uma queda de 28% mês a mês. Ainda assim, esse número foi afetado pelas comemorações do Ano Novo Chinês, que começaram no dia 22 de janeiro. No acumulado, o Vietnã exportou até agora em 22/23 um total de 9,1M scs, uma queda de 1,3% em relação ao ano anterior. Ao longo do ciclo, estimamos que o Vietnã tem potencial para exportar um total de 29M scs.
 

A baixa disponibilidade de robusta e métricas de diferenciais impactaram os estoques certificados, começando no segundo semestre de 2022. Estimamos que o balanço global de robusta estará em déficit ao longo de 22/23, em -0,5 milhão de sacas. Em 23/24, devido ao menor potencial da safra brasileira, esse déficit pode aumentar para -3,5M scs.


Globalmente, esperamos que a produção de robusta caia 0,6% no próximo ciclo, 23/24. Desde que o El Niño -- que pode acontecer em 2023 -- não interrompa o desenvolvimento das safras de arábica, a arbitragem NY-LN pode permanecer de lado. Nesse cenário, acompanhar os impactos climáticos principalmente a partir do 2T será fundamental para traçar as expectativas do robusta para 2023.

Confira aqui o relatório completo

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
hEDGEpoint Global Markets

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário