Preços do café atingem máximas de vários meses no Vietnã; prêmios caem na Indonésia

Publicado em 23/02/2023 11:26

Logotipo Reuters

Por Phuong Nguyen e Mas Alina Arifin

HANOI/BANDAR LAMPUNG, INDONÉSIA (Reuters) – Os preços do café no Vietnã, o maior fornecedor mundial de grãos robusta, pairaram perto de uma máxima de seis meses na quinta-feira, acompanhando um aumento nas cotações globais e ofertas limitadas, enquanto os prêmios caíram na Indonésia quando novos grãos começaram a se acumular.

Agricultores do Planalto Central, a maior área de cultivo de café do Vietnã, vendiam grãos entre 45.000 dong e 49.500 dong (1,89 a 2,08 dólares) por kg, de 43.700 dong a 44.500 dong na semana passada.

“Os preços de Londres dispararam na última semana”, disse um trader do cinturão do café. “Mas os agricultores não parecem se beneficiar de preços tão altos. O comércio está muito morno.”

Os contratos futuros do robusta na ICE ganharam 133 dólares, a 2.205 dólares por tonelada no fechamento de quarta-feira, o nível mais alto desde outubro do ano passado, mostraram dados da Refinitiv.

Na província indonésia de Lampung, os diferenciais de preços diminuíram em meio a preços de referência mais altos e à medida que a nova oferta começou a se acumular na parte sul da ilha de Sumatra.

Os grãos Sumatran robusta foram oferecidos com prêmio de 40 dólares para o contrato de março esta semana, abaixo do prêmio de 90 dólares da semana passada.

A principal safra de grãos de café na região sul de Sumatra geralmente acontece em meados do ano, mas algumas áreas costumam ter uma minicolheita alguns meses antes.

(Reportagem de Phuong Nguyen em Hanói e Mas Alina Arifin em Bandar Lampung)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário