Diversidade de qualidade e agricultura regenerativa enaltecem sustentabilidade dos cafés do Brasil
O diretor-geral do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Marcos Matos, participou do 1º Encontro de Mercado e Sustentabilidade, realizado, em 28 de abril, pelo Sebrae Minas, no Armazéns Peneira Alta, em São Sebastião do Paraíso (MG), que contou com a participação de profissionais renomados e especialistas da cafeicultura para compartilhar conhecimentos, iniciativas e visão de futuro em tempos de ESG.
Abordando o tema principal “Como a sustentabilidade está impactando o mercado?”, ele destacou, em sua explanação, o grande potencial dos cafés do Brasil devido à diversidade de qualidades e às práticas da agricultura regenerativa, que fortalecem a sustentabilidade do produto.
O diretor-geral do Cecafé também apontou as tendências da governança socioambiental e as regras globais do mercado consumidor, cada vez mais ligado à sustentabilidade.
“As novas regras devem entrar em vigor nos próximos meses, mas o Brasil tem tudo para atender a essa demanda, por possuir amplo marco legal, consistente banco de dados para o monitoramento ambiental e social e, dessa maneira, ampliar a liderança do Brasil no mercado”, destaca.
União Europeia e Estados Unidos serão os primeiros a implantar as novas regulações, porém Reino Unido, Suíça e países asiáticos devem seguir essas tendências. Juntas, essas nações respondem por mais de 80% de nossas exportações”, completa.
Matos recordou que o Brasil tem legislação ambiental e social representativas e a cafeicultura nacional possui estrutura organizada e eficiente, além de produtividade e sustentabilidade.
“A principal mensagem deste evento é de otimismo e união. Precisamos fazer uma governança bem-organizada para a promoção da imagem, fazendo com que o mundo reconheça ainda mais os nossos pontos fortes e nos recompense por isso”, conclui.
O evento também contou com apresentação da produtora Juliana Rezende sobre iniciativas sustentáveis na cafeicultura e um debate com a moderação de Tâmara Isa, CEO na Mundo Novo Gestão e Negócios em Café, e a participação de Osvaldo Bachiao, cafeicultor e vice-presidente da Cooxupé; Lucas Negri, gerente de implementação do Programa Rainforest Alliance; Claudia Leite, especialista em Estratégia, ESG e Sustentabilidade e chief purpose officer na HILO; e Alagu Rajavel, vice-presidente da Olam Food Ingredients (OFI).
0 comentário
Clima deixa de ser exceção e passa a redesenhar a cafeicultura: Fórum da Cooxupé aponta os desafios para preservar a safra 2027
Café abre sexta-feira em alta, com mercado sustentado por colheita lenta e perspectiva de menor superávit global
Hedgepoint reduz estimativa de superávit global do café para 8,2 milhões de sacas
Café fecha com recuperação em Nova York, enquanto robusta segue pressionado por oferta global
Safra de café mantém bom desempenho, mas El Niño acende alerta para 2027, aponta Fórum Técnico da Cooxupé
Café inicia quinta-feira em alta nas bolsas, mas mercado segue atento às chuvas e à qualidade da safra brasileira