IBGE reduz previsão de safra de café do Brasil e eleva a de cana

Publicado em 11/05/2023 09:47 e atualizado em 11/05/2023 11:15

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - A safra de café do Brasil neste ano foi estimada nesta quinta-feira em 55,2 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 0,9% em relação à projeção do mês anterior e crescimento de 5,5% em relação a 2022, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

 

A variação negativa ante previsão do mês passado se deve a declínios na expectativa para grãos arábica e canéfora (robusta/conilon).

Para o café arábica, a produção foi estimada em 38,3 milhões de sacas de 60 kg, recuo de 0,4% em relação ao mês anterior, mas uma alta de 13% ante o ano anterior.

"Para 2023, a bienalidade da safra deve ser negativa. Contudo, como não houve maiores problemas climáticos durante o inverno de 2022 e as chuvas foram abundantes, aguarda-se um aumento da produção, havendo, portanto, uma 'inversão de bienalidade'", disse o IBGE.

Com a seca e geadas em 2021, os ciclos produtivos em muitas áreas foram invertidos --o arábica oscila entre anos de maiores e menores produtividades.

Para o café canéfora, a estimativa da produção ficou em 16,9 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 2% em relação ao mês anterior. O IBGE também vê uma queda de 8,2% para a safra de grãos dessa variedade na comparação com o ano passado.

CANA

O IBGE estimou ainda nesta quinta-feira a produção de cana-de-açúcar do Brasil em 2023 em 666,5 milhões de toneladas, com alta de 5,4% frente ao mês anterior e de 6,5% ante 2022.

"O crescimento da safra deve-se à chuva, principalmente, em janeiro e fevereiro de 2023. Além disso, não ocorreram geadas e déficit hídricos na fase de desenvolvimento da cultura, fatores que influenciaram nos resultados das safras dos últimos três anos", concluiu o IBGE.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário