Exportações de café em nível mundial totalizam 72,19 milhões de sacas sendo 42,52 milhões de café arábica (58%) e 29,67 milhões de robusta (42%) no período de outubro de 2022 a abril de 2023
As exportações globais de café, no acumulado de sete meses, especificamente no período de outubro de 2022 a abril de 2023, totalizaram o equivalente a um volume físico de 72,19 milhões de sacas de 60kg. Desse volume, 42,52 milhões de sacas foram de cafés da espécie arábica, que correspondem a 58,3% do total exportado, e, adicionalmente, 29,67 milhões de sacas de cafés da espécie robusta, volume que equivale a 41,7% das vendas mundiais no período em foco.
Focando exclusivamente no mês de abril do corrente ano de 2023, verifica-se que as exportações de café, também em nível mundial, totalizaram 10,15 milhões de sacas, das quais 6,15 milhões de sacas exportadas foram de cafés da espécie arábica, volume físico que corresponde a 60,5% do total vendido, e, adicionalmente, 4 milhões de sacas foram de café robusta (39,5%).
Tais volumes da performance mundial das exportações de cafés, em destaque, retratam o que efetivamente foi vendido aos importadores por países produtores de café no planeta, os quais são divididos e agrupados pela Organização Internacional do Café – OIC em quatro grandes regiões cafeeiras do mundo, a saber: América do Sul, Ásia & Oceania, México & América Central e África. Adicionalmente, convém esclarecer que o ano-cafeeiro da Organização compreende o período de outubro a setembro, daí esses sete meses estarem sendo objeto de análise e destaque.
Conforme demonstra o Relatório sobre o mercado de Café – maio 2023, da OIC, o qual também está disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café, especificamente no mês de abril deste ano 2023, a América do Sul, maior região produtora de café do mundo, exportou o equivalente a 3,57 milhões de sacas de 60kg, volume físico que corresponde em torno de 35% do que foi exportado no citado mês pelas quatro regiões produtoras. Contudo, esse desempenho denota uma ligeira queda de 6,4% das exportações dessa região, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café