Brasil já colheu 45% do café de 2023, ou quase 30 mi sacas, diz Safras
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de café do Brasil da temporada 2023/24 atingiu 45% do total até o dia 27 de junho, em ritmo mais acelerado que o visto na mesma época do ano passado, mas abaixo da média histórica para o período, informou a consultoria Safras & Mercado nesta sexta-feira.
Os trabalhos nos cafezais no maior produtor e exportador global avançaram seis pontos percentuais em relação à semana passada, favorecidos pelo tempo seco. A colheita está adiantada em relação a igual período do ano passado (39%), mas três pontos abaixo da média de cinco anos para o período.
Com base no percentual colhido e na sua estimativa de produção, o Brasil já colheu 29,75 milhões de sacas de 60 quilos, segundo avaliação da consultoria.
O consultor de Safras & Mercado Gil Barabach disse em nota que o clima mais seco favoreceu o andamento da colheita em boa parte das regiões cafeeiras do país.
A colheita de arábica compreende 35% da safra, contra 31% em igual época do ano passado e 40% de média dos últimos cinco anos.
Já os trabalhos com conilon chegam a 62% da safra, ficando acima dos 54% em igual época do ano passado, mas ainda abaixo dos 67% colhidos na média dos últimos cinco anos.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita