Safra 2023: Colheita do café chega a 50% no Sul de Minas Gerais e em São Paulo
![]()
A colheita da safra de café arábica ultrapassou os 40% nas áreas de atuação da Cooxupé. Os dados fazem parte dp balanço semanal divulgado pela cooperativa e indicam que 42,68% da área foi colhida até o último dia 7 de julho.
Por área, a região de São Paulo é a que está mais avançada, com 57,17% de área colhida, na sequência aparece sul de Minas Gerais com 52,22%, Mata de Minas com 50% e Cerrado Mineiro com 27,59% de área colhida.
A safra continua com ritmo mais acelerado que no último ciclo, que neste mesmo período tinha 33,29% de área colhida. A última safra mais avançada do que a 23 foi a de 2020, que na mesma data tinha 43,91% colhida e que também era mais expressiva em termos de volume.
Para os próximos dias, os modelos meteorológicos indicam a permanência do tempo com boas condições para a colheita da safra brasileira. Além do campo, o tempo firme e com sol quente favorecem na qualidade da safra e o produtor tem investido tempo e cuidado no processo de pós-colheita. A tendência é que nas próximas semanas já seja possível fazer o mapeamento da qualidade para entender o potencial do Brasil em atender a demanda internacional pelos cafés diferenciados.
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)