IBGE reduz em 0,5% previsão de safra de café do Brasil
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A produção brasileira de café em 2023 foi estimada nesta quinta-feira em 55,1 milhões de sacas de 60 kg, decréscimo de 0,5% em relação ao mês anterior, apontou levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Foram apontadas reduções na safra de café nas variedades arábicas e canéforas (robusta e conilon), com a colheita no maior produtor e exportador global já entrando em fase mais avançada.
Ainda assim, o IBGE vê um aumento de 5,3% da produção total de café do Brasil em relação a 2022.
Para o café arábica, a produção foi estimada em 38,4 milhões de sacas de 60 kg, declínio de 0,1% em relação ao levantamento anterior, mas crescimento anual de 13,3%.
"Em 2023, embora a safra do café arábica seja de bienalidade negativa, a estimativa da produção apresenta crescimento, quando comparado com 2022, uma vez que o clima tem ajudado as lavouras, promovendo uma 'inversão dessa bienalidade'", disse o IBGE.
Para o café canéfora, a estimativa da produção foi de 16,7 milhões de sacas de 60 kg, declínios de 1,5% em relação ao mês anterior e de 9,5% em relação a 2022.
(Por Roberto Samora)
1 comentário
Café arábica interrompe sequência de perdas nesta sexta-feira, mas encerra semana com queda de 6,59% em NY
CAFÉ EM PROSA - Cafeicultor brasileiro entra no rol das lendas mundiais e vende café a R$134 mil por saca
Arábica vira e sobe mais de 1% em Nova York nesta sexta-feira, após quatro sessões consecutivas de perdas
Arábica volta a cair em Nova York nesta sexta-feira e caminha para quinta perda consecutiva; robusta sobe em Londres
Arábica acumula queda de mais de 7% em quatro sessões e café fecha quinta-feira com preços mistos em Nova York
Brasil conhecerá seus melhores cafés especiais da espécie arábica no próximo sábado
JOSE LUIZ PELOSO RABELO CAMPOS GEARIS - MG
e onde esta o cafe ,movimento cooperativas aquem do esperado, sul de minas a safra deste ano e menor que no ano passado, efeito orloff-conilon vem ai , pessoal