Produção mundial de café estimada em 171,3 milhões de sacas, aponta Embrapa Café
A produção de café, em nível mundial, estimada para o ano-cafeeiro 2022-2023, atingirá um volume físico equivalente a 171,3 milhões de sacas de 60kg. Desse total, 98,6 milhões de sacas serão da espécie de Coffea arabica (café arábica), montante que equivalerá a 57,5% da safra mundial, e, adicionalmente, 72,7 milhões de sacas da espécie de Coffea canephora (robusta+conilon), volume que corresponderá a 42,5% do total calculado para esse mesmo período. Essa performance mundial da produção cafeeira, caso tais estimativas se confirmem, representará um acréscimo na produção de aproximadamente 1,7%, na comparação com a safra do ano-cafeeiro anterior.
Em relação ao consumo, no mesmo período em destaque, também em nível global, as projeções indicam que o planeta demandará o correspondente a 178,5 milhões de sacas de 60kg, consumo que, caso se confirme, representará um modesto crescimento de 1,7% em relação ao do ano-cafeeiro 2022-2023. Entretanto, conforme se depreende de tais estimativas, caso seja feito um comparativo da produção total com o consumo mundial verifica-se que deverá haver um déficit de aproximadamente 7,2 milhões de sacas no ano-cafeeiro 2022-2023 no planeta.
Merece ressaltar que os dados estatísticos da performance da cafeicultura em nível mundial, objeto desta análise e divulgação, têm como referência o Relatório sobre mercado de Café – junho 2023, da Organização Internacional do Café – OIC, documento que se encontra disponível na íntegra no Observatório do Café, do Consórcio Pesquisa Café coordenado pela Embrapa Café.
Leia esta ANÁLISE/DIVULGAÇÃO na íntegra na página da Embrapa Café e do Observatório do Café e do Consórcio Pesquisa Café.
Conheça o acervo de publicações da Embrapa Café e baixe os arquivos pelo link https://www.embrapa.br/cafe/publicacoes. Acesse também todas ANÁLISES e notícias da cafeicultura no Observatório do Café.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta