Centro do Comércio de Café de Vitória: Primeira ZPE privada do Brasil pode alavancar as exportações de café
O Centro do Comércio de Café de Vitória, entidade de classe que representa os exportadores de café do Estado do Espírito Santo, manifesta total apoio à instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Município de Aracruz - ES. Essa medida tem potencial para aumentar a competitividade das exportações de café pelos portos capixabas. Parabenizamos o Grupo IMETAME pelo arrojado projeto.
Estimativas indicam que o consumo mundial de café deve crescer entre 1,5% e 2% anualmente, e os cafés conilon/robustas serão cruciais para suprir essa demanda em expansão. O Estado do Espírito Santo, como o segundo maior produtor global de cafés robusta/conilon, precisa estar preparado para aproveitar plenamente essa oportunidade, o que envolve o desenvolvimento de sua infraestrutura logística.
Nos últimos anos, o formato atual de operação portuária (cabotagem) e os altos custos portuários têm prejudicado a competitividade das exportações de café pelos portos capixabas, resultando em redução significativa dos volumes embarcados de conilon e arábica, apesar do aumento expressivo da produção estadual. Para reverter esse cenário consideramos os seguintes fatores essenciais:
A privatização da CODESA proporcionará novos investimentos diretos da VPorts, nova autoridade portuária, nos próximos dois anos. Espera-se que a Vports torne as operações do Porto de Vitória mais eficientes, aumentando sua capacidade de atrair investidores e operadores e criando um ambiente menos burocrático e mais ágil, em um espaço de tempo menor;
Diversos projetos de novos portos estão em andamento no Estado do Espírito Santo, incluindo o Imetame Porto Aracruz, com previsão de início de operações em 2025. Esse porto contará com o maior calado entre os portos brasileiros e capacidade para receber os maiores navios em operação.
Nossa visão é de que a implementação de uma ZPE privada complementará outros elementos essenciais para o desenvolvimento da atividade exportadora de café aqui no Espírito Santo e acreditamos que essa iniciativa culminará com a criação de uma nova unidade portuária em Aracruz, contribuindo não apenas para as exportações de café do nosso estado, mas também para as dos estados de Minas Gerais e Bahia.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café