Festival de café especial levará grande público à região da Alta Mogiana
O Icafest - Festival do Café de Ibiraci, já tem data para sua segunda edição. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro, na cidade mineira que faz parte da região cafeeira da Alta Mogiana. O ICAFEST visa reunir todos os elos da cadeia produtiva do café, tanto da porteira para dentro, como produtores, técnicos e profissionais da cafeicultura, quanto da porteira para a fora, incluindo alunos das escolas locais, apreciadores da bebida, baristas, mestres de torra e provadores.
“Na primeira edição foi surpreendente a participação do público. O número ficou acima de 8 mil visitantes. Para a 2ª edição, temos uma expectativa de crescimento superior a 10% em comparação com o ano anterior”, destacou Edgard Bressani, presidente da Alta Mogiana Specialty Coffees (AMSC), organizadora do evento.
A Alta Mogiana é uma região que possui Indicação de Procedência do Café. A certificação é conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e atesta que os grãos produzidos ali têm características e uma história exclusiva da região. Neste ano, mais sete municípios foram incluídos na IP da Alta Mogiana, que agora abrange 23 municípios.
Um deles é Ibiraci, onde o ICAFEST foi criado a partir de uma iniciativa da Prefeitura local. O evento foi idealizado para criar oportunidades para os cafeicultores do município e do seu entorno. “Esse festival veio promover os cafés especiais produzidos em Ibiraci, mas vai além. No ICAFEST mostramos o que já temos feito em termos de qualidade e ainda ampliamos o horizonte dos cafeicultores ibiracienses com palestras, conteúdos e uma feira com equipamentos e inovações”, afirmou o prefeito do município, Ismael Silva Cândido.
Para esta segunda edição, o ICAFEST prepara novidades. Uma das principais é que o evento incluirá uma das fases do Concurso de Qualidade de Cafés da Alta Mogiana dentro de sua programação. “Pela primeira vez, teremos uma etapa deste Concurso acontecendo durante o festival”, lembrou Bressani. O Concurso está em sua 21ª edição e vai avaliar cafés inscritos em três categorias: natural, cereja descascado e fermentação controlada.
Entre as outras mudanças estão atualizações no formato do festival, que ganhará um palco 360°. Os estandes serão distribuídos ao redor desse palco, dando mais dinamismo ao local. Neste ano, o evento terá também a participação da Carreta BB Agro, aumentando sua capacidade comercial.
A programação será totalmente gratuita e incluirá palestras e workshops com temas atuais da cafeicultura e poderá ser acessada em breve.
0 comentário
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)