Sistema CNA/Senar inaugura Centro de Excelência em Cafeicultura
O Sistema CNA/Senar e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) inauguraram, em Varginha, na quinta (26), o Centro de Excelência em Cafeicultura. A estrutura vai ofertar cursos para qualificação na cadeia produtiva da cafeicultura e terá o início das atividades em 2024.
Participaram do lançamento o diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, o presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui de Salvo, o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches, o presidente da Comissão Nacional do Café da CNA, Fabrício Andrade, o diretor do Centro de Excelência em Cafeicultura, Roberto Barata, e o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo. Representantes de sindicatos de produtores rurais, cooperativas e cafeicultores também estiveram presentes.
No discurso de lançamento, Daniel Carrara falou sobre a história do Senar, lembrando pessoas que fizeram parte do crescimento da instituição, como o ex-presidente Antônio Ernesto de Salvo, criador do Senar, o pesquisador Eliseu Alves e o ex-ministro Alysson Paolinelli. Ele também destacou o entusiasmo do presidente do Sistema CNA/Senar, João Martins, que é um grande incentivador do projeto.
“Esse é um projeto nacional, um avanço das metodologias educacionais do Senar para a formação técnica na gestão da cafeicultura, aos moldes do que já ocorre com o setor de fruticultura, em Juazeiro (BA), e de pecuária da corte, em Campo Grande (MS). O Senar traz de volta e devolve ao produtor rural a formação da mão de obra qualificada que, em última instância, é o maior problema do setor produtivo de todas as cadeias no Brasil e no mundo”, disse Carrara.
Segundo o diretor-geral do Senar, o intuito do projeto é fazer uma grande escola técnica de gestão da cafeicultura. “Toda a parte de geração de conteúdo em nível nacional será feita aqui. É um centro de convergência da capacitação na cafeicultura nacional”, disse Carrara.
Para Carrara, a qualificação profissional para atuação na cadeia produtiva do café é de suma importância. “Paga-se a qualidade do produto, e pagando a qualidade a qualificação da pessoa que trabalha na cadeia fica mais importante ainda. O jovem vai sair daqui pronto para enfrentar um mercado de trabalho muito exigente e quanto mais exigente melhor”, destaca o diretor-geral do Senar.
O presidente do Sistema Faemg/Senar, Antônio Pitangui de Salvo, afirmou que a escolha pela cidade de Varginha foi estratégica. “Varginha é o coração da cafeicultura do Sul de Minas Gerais, que é responsável pela maior parte da produção de café do estado, que por sua vez é responsável por 52% do café brasileiro. A escolha da cidade de Varginha se dá pela localização para que a gente possa ter uma região forte, que possa atender outros estados produtores de café do Brasil”, destacou.
Centro de Excelência - Localizado no Sul do Estado que é o maior produtor de café do Brasil, o Centro oferecerá cursos técnicos e de graduação para formar profissionais qualificados ao mercado de trabalho, além de realizar parceria para projetos que desenvolvam a cafeicultura em todo país.
O Centro de Excelência em Cafeicultura tem uma área construída de 5.100 m² em um terreno que foi doado pela Prefeitura de Varginha. O prédio tem oito blocos e conta com seis salas de aula, quatro laboratórios (classificação, torra, moagem e degustação de cafés e cafeteria gourmet), três salas de informática, uma biblioteca, um auditório com capacidade para 260 pessoas e uma área de convivência.
A proposta dos centros de excelência é produzir conhecimento e incentivar a pesquisa, proporcionando aos alunos acesso a boas práticas de gestão, produção, comercialização e inovações tecnológicas, ampliando competências e oportunidades que promovam a competividade da cafeicultura nacional.
O Centro de Excelência em Cafeicultura inicia sua operação com o Curso Técnico em Cafeicultura, reconhecido pelo MEC, com 80% da carga horária presencial e 20% a distância a partir de 2024. Além disso, será oferecido ensino a distância (EaD) da Rede e-Tec, como o Curso Técnico em Agronegócio, e cursos de graduação tecnológica a distância por meio da Faculdade CNA.
Também há espaços para a realização de cursos de formação profissional e promoção social e ações do Programa de Assistência Técnica e Gerencial desenvolvidas pelo Sistema Faemg/Senar.
0 comentário
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)
Consumidores de café dos EUA enfrentam preços mais altos mesmo após retirada de tarifas
Preços do café caminhavam em lados opostos nas bolsas internacionais na manhã desta 6ª feira (19)
Preços do café recuam nas bolsas internacionais e atingem mínimas de 4 meses nesta 5ª feira (18)
Região de Franca/SP registra bom pegamento da florada do café para safra 2026
Preços do café no Vietnã caem ao menor nível desde março de 2024 com aumento da oferta