Café produzido nas propriedades da Família Lopes, de Mandaguari, conquista prêmio de Melhor Café da Regional Maringá no Concurso Café Qualidade Paraná
Por mais um ano, o café produzido nas propriedades da Família Lopes, detentora da marca Café Bela Esperança, de Mandaguari, esteve entre os vencedores de um prêmio estadual de qualidade. Na manhã do dia 30 de novembro, o lote do cafeicultor João Carlos Lopes conquistou o primeiro lugar na Regional Maringá do Concurso Café Qualidade Paraná 2023, concorrendo na categoria Café Natural, que na ocasião foi representado por Fernando Lopes.
Essa foi a vigésima primeira edição do concurso, que visa estimular e valorizar a produção de cafés de qualidade, com participação de cafeicultores de todas as regiões produtoras do Paraná. Neste ano, disputaram 132 lotes, sendo 89 na categoria natural e 43 na categoria cereja descascado, com os cafés passando por análises de características físicas e a prova da xícara, que avaliou itens como aroma, doçura, acidez, corpo, sabor e gosto remanescente. O importante reconhecimento reforça a produção de qualidade da Família Lopes, com destaque para o melhor café produzido na região de Maringá.
A cafeicultura ocupa cerca de 30 mil hectares de terras paranaenses, com produção estimada este ano de 700 mil sacas beneficiadas. A cultura está presente em 187 municípios, sendo a principal atividade econômica em mais de 50 deles. Aproximadamente 80% das propriedades cafeeiras pertencem à pequena agricultura familiar.
O Concurso Café Qualidade Paraná é organizado pela Câmara Setorial do Café, Secretaria de Agricultura e Abastecimento, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina.
Parabéns a todos que fazem parte da produção do Café Bela Esperança e nosso muito obrigado aos consumidores que provam e aprovam o nosso café no dia a dia!
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores