Cecafé participa de reunião da Agenda Positiva na ANTAQ
Ontem, 7 de dezembro, o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) participou de reunião da Agenda Positiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), com representantes de entidades do agronegócio e usuários de portos, para debater e buscar soluções aos temas relacionados a inspeção não invasiva de contêineres, apuração de critério de abusividade para serviços portuários básicos e cobranças extra fretes de armadores, processo de regulação de sobreestadia de contêineres e desembaraço sobre águas.
Eduardo Heron, diretor técnico da entidade, fez ponderações sobre as matérias abrdadas e aproveitou da oportunidade para contestar uma deliberação recente da ANTAQ a respeito de cobrança de Incorrect Seal Charge (ISC), taxa cobrada pela involuntária inversão física dos lacres nos contêineres e a sua consequente declaração incorreta no preenchimento do draft marítimo. Ele exemplificou que tal decisão, somada às práticas de “retaliações ocultas”, inibem os usuários de efetuarem denúncias na Agência e contestou a decisão do órgão regulador por não ter entendido a finalidade da denúncia.
“Solicitamos à ANTAQ uma revisita ao tema e informamos que já entramos com recurso e pedido de reconsideração. Também pontuamos que essa cobrança se classifica como rubrica extra frete e não módica, gerando custos adicionais aos exportadores”, comenta.
Ainda na reunião, Heron apresentou aos representantes da ANTAQ os Boletins Detention Zero (DTZ), que o Cecafé desenvolve em parceria com a ElloX para monitorar a movimentação portuária com café no Porto de Santos, responsável por cerca de 80% das exportações do produto. “A Agência pediu para compartilharmos mensalmente os nossos boletins para ter acesso às informações relativas a atrasos e alterações nas escalas dos navios, assim como os tempos de abertura de gate”, conclui.
Além de Cecafé e ANTAQ, participaram do encontro representantes da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (ANEA), da Associação de Exportadores de Açúcar e Álcool (AEXA) e das Associações Brasileiras da Indústria do Arroz (Abiarroz), das Indústrias de Óleos Vegetais (ABIOVE) e dos Usuários dos Portos, de Transporte e da Logística (Logística Brasil).
0 comentário
Onda de calor no Brasil consolida ganhos do café arábica no fechamento desta 6ª feira (26)
Após Natal, preços do café arábica trabalham em campo misto em NY nesta 6ª (26)
Mais da metade do café analisado em compras públicas no Paraná apresenta fraude, aponta fiscalização
Dedicação e resiliência: Desafios climáticos não conseguiram abalar a qualidade dos cafés brasileiros
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã