Conselho diretor aprova onze desafios de inovação para Consórcio do Café em 2024
O Conselho Diretor do Consórcio Pesquisa Café (CDC) aprovou na manhã desta terça-feira, dia 06 de dezembro, durante sua 22ª reunião ordinária, onze desafios para inovação a serem priorizados para a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias para a cafeicultura nacional, no âmbito do Consórcio. Esses desafios serão agora propostos ao Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), órgão deliberativo ligado à estrutura do Ministério da Agricultura e que conta com representantes do Governo Federal e da cadeia produtiva do café.
A presidente da Embrapa, Silvia Massruha, abriu a reunião anunciando a implementação do Núcleo de Estudos Avançados do Café – NEAC, que será construído na sede da Empresa, em Brasília, com recursos do novo PAC Embrapa, anunciado pelo presidente Lula. A presidente afirmou ainda a importância do Consórcio Pesquisa Café no alcance de resultados que estão impactando positivamente a cafeicultura nacional.
Os onze desafios propostos e aprovados pelo CDC são resultantes de um amplo processo de levantamento onde foram consultados 3.886 stakeholders da Embrapa Café. “As informações levantadas foram enviadas para validação de instituições representativas da cadeia produtiva do café como ABIC, ABICS, Cecafé e CNC, e também para a CNA”, explicou Antonio Fernando Guerra, chefe-geral da Embrapa Café.
Uma vez aprovados pelo CDPC, os novos desafios comporão as próximas chamadas de projetos do Consórcio Pesquisa Café a serem realizadas em 2024, com recursos do Funcafé e passarão a compor o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café (PNP&D/Café).
0 comentário
Disparada do dólar consolida quedas nos futuros do café arábica no fechamento desta 6ª feira (05)
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores