Taxas globais de contêineres disparam em meio às tensões no Mar Vermelho. Quais os impactos no mercado de café?
- As taxas globais de contêineres aumentaram 61% nas últimas duas semanas, atingindo US$ 2.670 por contêiner de 40 pés devido às tensões no Mar Vermelho.
- Rotas alternativas, impulsionadas por ataques, impactaram as rotas da Ásia para a Europa e para a Costa Leste dos EUA, absorvendo capacidade excedente.
- As taxas de Xangai para Roterdã e Gênova subiram 115%, ajudando as transportadoras a atingirem o ponto de equilíbrio, mas a força é temporária, esperando-se uma diminuição após as hostilidades.
- As tarifas de contêineres transpacíficos subiram 56% para US$ 2.769, impactando várias indústrias, incluindo possíveis atrasos em 36% das exportações globais de café no primeiro trimestre devido ao conflito no Mar Vermelho.
- A escalada do conflito também pode afetar os preços do robusta, diminuir a arbitragem NY-LN e estimular maiores exportações do Brasil e Uganda.
As taxas globais de contêineres dispararam devido às crescentes tensões no Mar Vermelho, com um aumento de 61% nas últimas duas semanas, atingindo US$ 2.670 por contêiner de 40 pés até 4 de janeiro, de acordo com o Índice Mundial de Contêineres.
“Ataques a embarcações no Mar Vermelho levaram os navios a seguir rotas alternativas mais longas, impactando as rotas da Ásia para a Europa e para a Costa Leste dos EUA, uma vez que a ameaça de ataques levou grandes transportadoras de contêineres a interromperem os trânsitos no Mar Vermelho. Esse aumento absorveu a capacidade excedente no mercado, levando a taxas mais altas, especialmente com as taxas de Xangai para Roterdã e Gênova aumentando em aproximadamente 115%. Porém, a força é considerada temporária, esperando-se uma diminuição quando as hostilidades na região diminuírem e os desequilíbrios entre oferta e demanda se ampliarem”, observa Natália Gandolphi, analista de Café da companhia.
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Na rota transpacífica, as tarifas de contêineres aumentaram em 56% sequencialmente, atingindo $2.769 por contêiner de 40 pés na semana encerrada em 3 de janeiro. A volatilidade das taxas spot afeta diretamente os operadores de contêineres, mas também tem um efeito cascata nos mercados de commodities, afetando também ferrovias, caminhoneiros, despachantes de carga e agentes de marketing intermodal.
“Para o café, a rota impacta principalmente as origens da Ásia e do Sudeste Asiático. Considerando os três principais exportadores da região (Vietnã, Indonésia e Índia), aproximadamente 36% das exportações globais do primeiro trimestre podem ser atrasadas - já que esses países representam cerca de 11 milhões de sacas, de uma média de 30,5 milhões exportadas no primeiro trimestre de cada ano”, estima.
A intensificação do conflito pode adicionar volatilidade aos preços do robusta, diminuindo a arbitragem NY-LN. Além disso, outras origens produtoras de robusta, como Brasil e Uganda, podem ver um aumento nos diferenciais FOB, além de incentivar exportações mais altas no primeiro trimestre, apoiadas pela disponibilidade do Brasil em 23/24 e pela colheita secundária na Uganda.
Em resumo, as As taxas globais de contêineres dispararam 61% nas últimas duas semanas, atingindo US$ 2.670 por contêiner de 40 pés devido às tensões no Mar Vermelho. Ataques levaram a rotas alternativas, impactando as rotas da Ásia para a Europa e para a Costa Leste dos EUA, absorvendo capacidade excedente. As taxas de Xangai para Roterdã e Gênova aumentaram em 115%.
As tarifas de contêineres transpacíficos subiram 56%, alcançando US$ 2.769, impactando diversas indústrias. O conflito no Mar Vermelho pode atrasar 36% das exportações globais de café no primeiro trimestre. A escalada pode impactar os preços do robusta, reduzir a arbitragem NY-LN e estimular maiores exportações do Brasil e Uganda.
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