Café: Conab atualiza safra 2024 no Brasil; confira análise da hEDGEpoint

Publicado em 23/01/2024 15:17
  • A primeira avaliação da safra de café de 2024 pela Conab foi divulgada: a produção de arábica apresenta um aumento de 4,74% em relação ao ano anterior, atingindo 40,75 milhões de sacas, e a produtividade registra um aumento de 2%. Apesar desses indicadores positivos, o volume fica aquém, 6% abaixo da tendência projetada para 2024.

    Mesmo com avanços desde 2022, a produtividade ainda fica 10% abaixo das expectativas para os anos de bienalidade positiva, direcionando o foco para o ciclo 26/27 em busca de um possível recorde. Essa adaptação está alinhada a um aumento de 3% ao ano nas áreas produtivas de café.

    Na categoria de conilon, uma estimativa de 17,3 milhões de sacas sinaliza um aumento de 7% em relação ao ano anterior. Variações nas chuvas, influenciadas pelo El Niño, afetaram a frutificação, mas uma leve expansão na área cultivada e desenvolvimento geral positivo da safra contrabalançam os desafios, com casos isolados de pragas sendo a única – embora menor – preocupação.
    A Conab divulgou recentemente sua avaliação inicial da safra de café de 2024 (ciclo 24/25), revelando números significativos para as variedades de arábica e conilon.

    “A produção de arábica apresentou uma tendência positiva, atingindo 40,75 milhões de sacas, marcando um aumento de 4,74% e 1,84 milhão de sacas em relação ao ano anterior. No entanto, ao considerar os anos de bienalidade positiva para a produção de arábica, o volume fica 6% abaixo da tendência esperada para 2024, com base na série histórica da Conab (43,36 milhões de sacas). Apesar disso, representa uma melhoria em relação à queda de 23% abaixo da tendência observada em 2022. Os rendimentos para o arábica também registraram um aumento de 2%, atingindo 26,7 sacas/ha. No entanto, esse número fica 10% abaixo da tendência para os anos de bienalidade positiva, sinalizando uma diferença entre os resultados reais e as expectativas”, observa Natália Gandolphi, analista de Café da companhia.

    Além disso, apenas ultrapassa ligeiramente a média esperada para um ano de bienalidade positiva com base em dados desde 2010 (26,3 sacas/ha) e fica 17% abaixo do recorde histórico relatado em 2020 pela Conab (32,2 sacas/ha).

    Segundo a analista, “isso sugere que, embora o desempenho seja melhor do que em 2023, ainda não atingiu totalmente o potencial esperado para um ano que seria de safra cheia. Consequentemente, a atenção está se voltando para o ciclo 26/27 para alcançar uma safra comparável em rendimento e tamanho ao recorde estabelecido em 2020”.

    Essa adaptação é uma consequência da tendência nas áreas em produção, que registraram um aumento de 3% em relação ao ano anterior, atingindo 1.526 mil hectares, apesar dos desafios contínuos das condições climáticas irregulares.

    Quanto ao conilon, apesar de sua percepção controversa no mercado, a Conab estima uma safra de 17,3 milhões de sacas em 2024, um aumento de 7% em relação a 2023. O relatório destaca a exposição da safra a variações nas chuvas influenciadas pelo El Niño, com níveis de precipitação benéficos entre maio e agosto de 2023 auxiliando na recuperação pós-colheita.

    “No entanto, a escassez de chuvas a partir de setembro resultou em estresse hídrico, afetando a frutificação. Embora este ciclo não tenha sofrido perdas devido a ventos fortes, as altas temperaturas causaram danos às folhas e raízes, impactando o potencial fotossintético. Apesar desses desafios, a perspectiva inicial sugere um leve aumento na área cultivada e, de maneira geral, as lavouras estão se desenvolvendo bem, com exceção de casos isolados de cancro”, conclui Natália.

    A avaliação da safra de café de 2024 pela Conab destaca tendências positivas: a produção de arábica aumentou 4,74% em relação ao ano anterior, totalizando 40,75 milhões de sacas, com um aumento de 2% na produtividade. No entanto, fica 6% abaixo da tendência esperada para 2024. Apesar da melhoria desde 2022, a produtividade permanece 10% abaixo das expectativas para os anos de bienalidade positiva, direcionando a atenção para o ciclo 26/27 em busca de um recorde.

    Essa adaptação é atribuída a um aumento de 3% ao ano nas áreas produtivas de café. Para o conilon, estimado em 17,3 milhões de sacas com um aumento de 7% em relação ao ano anterior, a safra enfrentou variações nas chuvas devido ao El Niño, impactando a frutificação. Apesar de desafios como danos causados por altas temperaturas, há um leve aumento na área cultivada, com desenvolvimento geral positivo da safra, exceto por casos isolados de pragas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
hEDGEpoint Global Markets

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário