Atenção produtor de café: É hora de aproveitar bom momento na relação de troca e garantir a safra 25

Publicado em 16/02/2024 16:29
Relação de troca apresenta níveis abaixo da média histórica e produtor precisa aproveitar antes da pressão da colheita mudar cenário

Logotipo Notícias Agrícolas

Apesar da volatilidade, o mercado de café tem preços firmes. A oferta restrita do robusta por parte da Ásia continua dando suporte de valorização para os preços e o momento atual pede atenção do produtor não apenas para realizar travas no mercado futuro, mas principalmente para aproveitar a relação de troca que continua favorável. 

De acordo com dados do Radar Agro, do Itaú BBA, desde o início de 2024 os valores estão favoráveis para a produtor, com os preços das matérias-primas andando de lado, favorecendo a troca, principalmente para o MAP e KCL, onde o mercado apresenta fundamentos mais estáveis. 

César de Castro Alves, consultor de agronegócio do Itaú BBA, explica que o produtor agora precisa estar focado em evitar riscos futuros e garantir bons negócios para os insumos da próxima safra. 

No caso do MAP, o produtor hoje precisa disponibilizar 2.2 sacas de café por tonelada, o volume fica abaixo do mínimo já registrado na média histórica. O KLC o volume é ainda mais baixo de 1.4 sacas de café/tonelada. A ureia também fica abaixo da média histórica com 1.3 sacas de café por tonelada.

César ressalta que é importante que o produtor realize as travas agora porque tanto o mercado de café, como o de fertilizantes podem sofrer alterações no médio prazo. No caso do café, o início da safra brasileira pode pressionar os preços, mas segundo o analistas, o mercado não deve devolver completamente o ganho dos últimos meses porque ainda há uma incerteza em relação à oferta mundial do produto. 

Ainda assim, baixas podem acontecer principalmente se o La Niña se configurar e favorecer a condição de chuvas para as principais áreas de produção de robusta da Ásia. 

"Apesar da expectativa de crescimento da produção brasileira de conilon neste ano, a demanda externa pelo grão brasileiro tem se mostrado sólida, devendo absorver bem o aumento da oferta. O preço do produto nacional tem se mantido competitivo em dólares relativamente ao Vietnã, onde não deve haver aumento de produção, com o preço, consequentemente, podendo se sustentar", afirma. 

Já para o mercado de fertilizantes, a procura dos produtores americanos e até mesmo do Brasil no segundo semestre pode pressionar as cotações no médio prazo. 

Relaçãodetroca

EXPECTATIVA DA PRODUÇÃO BRASILEIRA 

Para a safra que deve iniciar nos próximos meses, o Itaú BBA traz a perspectiva de que a produção será mais positiva que em 2023. O relatório acrescenta que após um período de floração mais complicado, as principais áreas de árabica do Brasil voltaram a registrar melhora nas condições das lavouras. 

"Com isso, acreditamos que a safra total de arábica será um pouco superior à do ano passado, embora abaixo do recorde de 2020. Além disso, do lado do conilon, os ventos são favoráveis e a previsão também é de expansão da produção", afirma. 

A consultoria estima o ciclo 2024/25 em 46,2 milhões de sacas de arábica e 23,1 milhões de sacas para o conilon. O volume representa alta de 3% para o arábica e alta de 8% para o conilon em comparação com o ciclo anterior. 

"Para os demais países produtores, esperamos estabilidade da produção 2024/25, salvo para a Indonésia, que deve se recuperar um pouco na medida em que os efeitos do El Niño se dissiparem", afirma. 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário