HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Tempo chuvoso nas áreas de café favorece lavouras do Brasil, diz Cepea

Publicado em 20/02/2024 17:08

Logotipo Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - O clima mais chuvoso nas principais regiões produtoras de café do Brasil tem favorecido a realização dos tratos culturais e as condições das lavouras da safra 2024/25, avaliou nesta terça-feira o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

"Até o momento, o enchimento dos grãos está ocorrendo de maneira satisfatória nesta fase, que é de reta quase final da temporada", disse o Cepea.

Se o clima seguir favorável, a previsão é de que a colheita de alguns talhões de arábica mais precoces se inicie entre o final de abril e o começo de maio, disse o Cepea, citando agentes do setor.

O acumulado de chuva entre 1º e 18 de fevereiro nas regiões produtoras de arábica foi de 108,4 mm em Manhuaçu (MG), de 104,6 mm em Patrocínio (MG), de 90,6 mm em Varginha (MG), de 66,2 mm em Marília (SP), de 60,6 mm em Franca (SP) e de 51 mm em Londrina (PR), apontou o Cepea, citando números do Instituto Nacional de Meteorologia.

Nas regiões de robusta, os volumes pluviométricos foram de 159,2 mm em Cacoal (RO) e de 62,2 mm em São Mateus (ES), segundo números do Cepea.

O centro de estudos ponderou em análise que, mesmo que o clima neste momento esteja sendo benéfico às lavouras, as ondas de calor no final de 2023 ocasionaram um elevado índice de abortamentos e queda dos chumbinhos, fatores que devem resultar em reajustes nas previsões iniciais da produção da safra 2024/25.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário