Encontro de Mulheres do Agro acontece durante o Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação na próxima semana

Publicado em 23/02/2024 10:42
Evento integra o calendário oficial da Região do Cerrado Mineiro e tem programação com enfoque na produtividade e sustentabilidade lideradas por mulheres.

As mulheres do agronegócio terão um momento especial durante a realização do primeiro Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação, isso deve-se ao crescente protagonismo das mulheres e seu posicionamento ao assumir papéis de liderança, impulsionando inovações e contribuindo significativamente para o desenvolvimento sustentável do setor. Diante deste cenário, a edição inédita do evento realizado pelo Instituto Mineiro de Agronegócio Sustentável (IMAS) e a Coocacer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região, apresenta, em sua programação o primeiro Encontro oficial reconhecido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado das Mulheres do Agronegócio na Região do Cerrado Mineiro, durante o Fórum, no dia 29 de fevereiro, a partir das 8h, na sala Premium do Salão Garden, em Araguari-MG. 

“A participação das mulheres na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro já é uma realidade, e isso tem acontecido de forma estruturada, com projetos coordenados pelas cooperativas da Região do Cerrado Mineiro, onde destacamos projetos como: Mulheres que Inspiram, Elas no Café, dentre outros, que tem incentivado e preparado as mulheres para estarem em cargos de liderança nas governanças de entidades da Região do Cerrado Mineiro, bem como em suas propriedades. Ter este tema no Fórum de Sustentabilidade do Agronegócio, em Araguari, ajuda a disseminar estas ações e avançar nesta agenda importantíssima que é das mulheres no agro”, afirma Juliano Tarabal, diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado.

O momento dedicado ao público feminino traz temas relevantes que serão debatidos e explanados por mulheres que são referências no setor. A programação apresenta Cases de Sucesso de Sustentabilidade Produtiva baseado em princípios ESG protagonizados por mulheres do Cerrado Mineiro com foco na liderança feminina na produção, na gestão e na política. Participam deste momento as cafeicultoras: Evanete Peres, de Araguari; Juliana Rezende, de Monte Carmelo; Raquel Santos Soares Menezes (Carmo do Paranaíba), e como o evento é voltado para o agronegócio, a dinâmica Cristiane Maria de Castro, membro do Sindicato Rural Uberlândia, que faz parte da liderança feminina no Sindicato e é produtora de Soja com 21 anos de experiência em sistema de integração na criação de aves e suínos e pecuária de leite é uma das presenças confirmadas.  A mediação do painel fica a cargo da Deputada Estadual Maria Clara Marra, jovem liderança política, natural de Patrocínio, que possui forte vínculo com o agronegócio e da Vice-Prefeita de Araguari, Maria Cecilia Araújo, primeira mulher a ocupar o cargo no município e que possui vasta experiência na Associação dos Cafeicultores de Araguari.

Acontece ainda na programação do encontro a Palestra com Workshop com a consultora, Claudia Leite. Ela é fundadora da Hilo Estratégia e Propósito e conselheira consultiva, possui experiência de mais de 24 anos de atividade em grandes corporações como Nestlé Brasil e Nestlé Nespresso e terá um momento de explanação e troca de experiências com as mulheres presentes no evento, fortalecendo o protagonismo feminino.

“Nunca se falou tanto em sustentabilidade no mundo. Algo que era um é um diferencial competitivo, hoje se torna, cada vez mais uma condição para se competir e o Fórum do Agronegócio Sustentável apresenta uma temática atual, contemporânea, trazendo diferentes profissionais para abordarem distintas perspectivas sobre ela e fazer com que as mulheres estejam, cada vez mais, envolvidas no processo decisório e na implementação das ações. Isso é algo que eu acompanho de maneira crescente, em diferentes setores, seja no Brasil, seja no mundo e, muitas vezes, nós percebemos que as mulheres estão mais à frente do tema sustentabilidade, não só no agronegócio, mas, principalmente neste setor, há uma oportunidade muito grande, porque elas agregam cuidado, agregam essa atenção e esse olhar de longo prazo para garantir o alinhamento em seguir realmente o que se precisa para sustentabilidade e longevidade do que nós temos no agronegócio”, afirma a consultora.

COP 30 no Brasil no centro do debate

A realização da COP30 em 2025 em Belém do Pará, no Brasil trouxe ao IMAS e ao Projeto Café Sustentável, um despertar para uma preparação para mostrar ao mundo o protagonismo da sustentabilidade do agronegócio brasileiro, já que o evento será “dentro de casa”.  Ao final da programação direcionada, as participantes do evento terão um espaço para debate, escolha e redação de três metas claras, objetivas e de amplo alcance cada uma baseada em princípios ESG – Ambiental, Social e Governamental das Mulheres do Agronegócio na Região do Cerrado Mineiro para que, junto à organização da iniciativa, possam desenvolver essas metas com os grupos de mulheres existentes em cada cooperativa e associação membro da Federação dos Cafeicultores do Cerrado na Região, para que os resultados sejam apresentados  de forma conjunta na COP30 em espaço que está sendo trabalhado pelo IMAS junto aos organizadores com apoio das lideranças políticas.

O Fórum do Agronegócio Sustentável com Tecnologia e Inovação conta com o apoio do Deputado Federal Zé Vitor e foi idealizado pelo fortalecimento contínuo da produção de café sustentável no município de Araguari e Região, que abriu espaço para aplicar essas diretrizes de maneira mais ampla e efetiva às demais cadeias produtivas do agronegócio, pensando e agindo de forma integrada e organizada para alcance de resultados. Dessa forma, o IMAS, através do Projeto Café Sustentável, assume o pioneirismo de estabelecer metas para a COP30 e a realização do Fórum como um importante momento de união de todos os setores da cadeia agrícola em torno desse objetivo. As metas serão oficialmente entregues ao final do evento aos representantes do Governo Federal, Estadual, Municipal e para a Representante da Delegação da União Europeia no Brasil que estará presente no evento, a senhora Giselle Cortes Galdi de Villemor Salgado.

A iniciativa visa à construção de uma base sólida de educação para sustentabilidade permanente com responsabilidade, fundamentada em cinco eixos: educacional, ambiental, social, econômico e governança. O Fórum contempla as iniciativas do Projeto Café Sustentável e promove, neste encontro que reúne produtores rurais, representantes do agronegócio, imprensa e poder público, discussões sobre necessidades e soluções sobre como o setor pode agir para reduzir os efeitos do aquecimento global e mudanças climáticas. Logo, as mulheres participantes do evento, contribuirão para a formulação do documento que será encaminhado para a importante conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas.

Programação que fomenta o fortalecimento e preparação do setor para o futuro

Além do momento das mulheres do agro, a programação reúne um time diverso de especialistas que discutirão sobre os desafios das mudanças climáticas e seu impacto sobre o setor, bem como encontrar soluções para reduzir seus efeitos com a participação efetiva do público reunido. As inscrições, que são limitadas, direcionam-se a todos que estejam de alguma forma envolvidos em atividades do agronegócio, autoridades públicas, entidades, estudantes, pesquisadores, empresários e organizações da sociedade civil.

Com presenças confirmadas da Senadora Teresa Cristina, que fará a abertura oficial do dia dedicado às discussões, o evento conectará importantes nomes aos participantes, entre eles, o Deputado Federal Zé Vitor, idealizador e apoiador da iniciativa; o Deputado Estadual Raul Belém e demais representantes do poder público que confirmaram presença e compõem a grade de programação.

Nomes importantes de lideranças de entidades e organizações do setor também estão confirmados, sobretudo para painéis, debates e workshops. Um dos nomes aguardados é do advogado especializado em tecnologia, escritor, pesquisador, professor e comentarista da GloboNews e Canal Futura, Ronaldo Lemos. Em seu vasto currículo, ele é conhecido pelo grande público pelo programa “Expresso Futuro”, série de documentários sobre tecnologia e exibida pelo Canal Futura e pelo Fantástico. Ronaldo também sempre se faz presente como comentarista em telejornais da GloboNews em assuntos relacionados à tecnologia, denúncias do Facebook e sobre as mudanças da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), bem como a implantação do 5G no Brasil, sendo um grande contribuidor para a evolução do cenário da tecnologia da informação no país.

Toda a programação poderá ser vivenciada Sala Premium (Garden), em Araguari. As inscrições são limitadas e apenas o terceiro e último lote encontra-se disponível.  De forma totalmente digital, o participante escolhe os momentos que deseja participar e, pela plataforma, realiza a inscrição recebendo o voucher que deve ser apresentado no dia do evento de forma digital pelo celular ou impresso. 

A programação será encerrada de forma muito especial com show acústico do finalista do The Voice Brasil 2017, o cantor Douglas Alessi, cuja apresentação será direcionada para os inscritos na palestra final de encerramento.

Apoio pela sustentabilidade

O Projeto Café Sustentável e o Fórum, contam com apoio oficial do Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado da Agricultura de Minas Gerais, Deputado Federal Zé Vitor; Deputado Estadual Raul Belém; Prefeitura Municipal de Araguari; Prefeitura Municipal de Indianópolis, Ademinas - Agência de Desenvolvimento de Minas Gerais, Região do Cerrado Mineiro e o SEBRAE que é atuante no desenvolvimento do agronegócio. O patrocínio e apoio aos eventos também contam com o envolvimento de várias empresas multinacionais e nacionais, instituições, organizações, veículos de comunicação que, juntos, formam a Aliança pelo Café Sustentável.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Coocacer

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário