Produção de arábica na Colômbia registra queda de 6% em fevereiro; exportação avança
![]()
A Colômbia voltou a registrar queda na produção de café no mês de fevereiro. De acordo com dados da Federação Nacional dos Cafeicultores (FNC), a produção no país vizinho teve queda de 6,2% no mês passado, totalizando 961 mil sacas.
A FNC não informou os motivos das baixas, mas é importante ressaltar que a Colômbia há alguns meses tenta se recuperar dos impactos da La Niña que cortou de forma expressiva a produtividade do arábica no país vizinho.
Já as exportações foram positivas e o país embarcou 12,5% em relação ao mesmo período no ano passado, o que representa o volume de 1,04 milhão de sacas. Em 2023, a Colômbia registrou o embarque de 929 mil sacas ao exterior.
Nos últimos 12 meses, a colheita de café da Colômbia aumentou 1,73%, para 11,3 milhões de sacas, e as exportações caíram 3,1%, para 10,8 milhões de sacas.
CONSUMO
Tradicionalmente reconhecida por abastecer o mercado de café mundo afora com bebida de qualidade, agora os números recentes mostram que a Colômbia também está consumindo mais do grão.
Os dados recém-publicados por um portal local mostram que o consumo no mercado colombiano ultrapassou US$ 2,8 milhões em 2023, ultrapassando assim o valor de US$ 2,47 milhões registrados em 2022. Se comparado com 2021, a alta é ainda mais significativa, com avanço de 28%.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café