Colômbia: Lavouras de café têm alta incidência de broca
![]()
A Colômbia se prepara para uma tentativa de recuperação na produção de arábica, mas alguns problemas ainda trazem desafios para o país vizinho.
De acordo com dados divulgados pelo Centro Nacional de Pesquisa Cafeeira (Cenicafé), as lavouras vêm apresentando uma preocupante infestação de broca. O problema começou a ser observado em janeiro deste ano.
Segundo os dados, a porcentagem de broca está acima dos 2% em todas as áreas de produção, com exceção de Quindío e Nariño. De acordo com a imprensa local, a Federação Nacional dos Cafeicultores, inclusive, emitiu alerta para ação urgente nas áreas mais afetadas, com níveis que ultrapassam 5%.
As áreas em questão são: Antioquia, Boyacá, Caldas e Risaralda. A publicação destaca ainda que ao menos 50% das lavouras nessas áreas estão comprometidas. A FNC pede ainda a adoção de novas tecnologias para o combate de pragas e doenças.
0 comentário
Café fecha sexta-feira em queda, mas arábica dezembro acumula alta semanal de 0,61%; robusta perde mais de 5% em Londres
Café segue em queda nesta sexta-feira, mas robusta reduz perdas em Londres enquanto arábica recua em Nova York
Café abre sexta-feira próximo da estabilidade em Nova York, mas robusta segue em queda em Londres
Café reduz perdas durante o pregão, mas fecha quinta-feira em queda em Nova York e Londres
Café mantém perdas superiores a 2% em Nova York e Londres nesta quinta-feira com oferta no radar
Café despenca mais de 2% em Nova York e Londres nesta quinta-feira com oferta no radar