Produção mundial de Coffea canephora totaliza 73,5 milhões de sacas no período acumulado de outubro de 2023 a setembro de 2024
A produção total de café, em nível mundial, incluindo as espécies de Coffea canephora (robusta + conilon) e Coffea arabica (arábica), no período acumulado de doze meses, no caso específico, de outubro de 2023 a setembro de 2024, atingiu o equivalente a 169,2 milhões de sacas de 60kg.
Desse total mundial, 73,5 milhões de sacas são da espécie C. canephora, volume físico que corresponde a 43,4% da produção global, e, em complemento, como a produção de C. arabica foi calculada em 95,7 milhões de sacas, tal volume equivale a 56,6% do total produzido no mundo no período em foco.
Neste contexto, o Vietnã, país que vem se consolidando há vários anos como o maior produtor mundial de C. canephora, teve a sua respectiva produção cafeeira majoritariamente dessa espécie, a qual equivale a 38,1% da mundial, pois o volume físico, correspondente a sacas de 60kg, colhido foi de 28 milhões de sacas. E, quanto à produção de C. arabica, a safra vietnamita atingiu apenas 1,1 milhão de sacas, o que permitiu ao país asiático ter uma produção total de aproximadamente 29,1 milhões de sacas de 60kg, no período objeto desta análise e divulgação.
Na sequência, se desponta o Brasil, que, a propósito de ser historicamente o maior produtor mundial de café, somando obviamente as safras das duas espécies cultivadas, as quais, em média, correspondem a um terço da safra do Planeta. Especificamente em relação à produção brasileira de C. canephora, que foi de 15,2 milhões de sacas de 60kg, volume que equivale a 54,3% da produção vietnamita, e, em menor escala, a 20,6% do total da safra mundial dessa espécie no período em análise.
Convém esclarecer que os dados e análises deste estudo da produção dos cafés das duas espécies (C. arabica e C. canephora), tanto do panorama interno como do externo, foram obtidos do Sumário Executivo do Café Novembro-2024, o qual é publicado e divulgado mensalmente pela Secretaria de Política Agrícola – SPA, do Ministério da Agricultura e Pecuária – Mapa.
E, ainda, que tal documento também está disponível na íntegra no Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, que é coordenado pela Embrapa Café. Vale esclarecer adicionalmente que, conforme consta do referido Sumário, a espécie de C. canephora é citada no documento como sendo simplesmente café “robusta”. Adicionalmente, também vale salientar que a safra mundial de café para a Organização Internacional do Café – OIC, no qual se baseia o Sumário Executivo, compreende o período de outubro a setembro.
0 comentário
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)
Café: Perspectivas de chuvas no BR consolidam novamente baixas em NY no fechamento desta 6ª feira (19)