Safra de café 25/26 do Brasil deve cair 5%, para 62,45 mi de sacas, diz Safras
![]()
SÃO PAULO (Reuters) - A safra de café 2025/26 do Brasil deve alcançar 62,45 milhões de sacas, uma queda de 5% ante a temporada 2024/25, de acordo com avaliação preliminar da Safras & Mercado divulgada nesta sexta-feira.
Segundo a consultoria, o principal gargalo é a produção de arábica, que deverá recuar 15%, para 38,35 milhões de sacas.
O consultor de Safras, Gil Barabach, apontou que a seca histórica que atingiu o Sudeste, especialmente os Estados de São Paulo e Minas Gerais, retirou energia das plantas, o que impossibilitou a sustentação da florada exuberante de outubro.
"Além disso, muitos produtores, já percebendo que a lavoura não entregaria o esperado, elevaram o percentual de 'esqueletamento' (uma espécie de poda), o que também ajudou a reduzir o potencial da produção de 2025".
A produção de canéfora (robusta/conilon), por sua vez, deve somar 24,10 milhões de sacas, estimou a Safras.
(Por Letícia Fucuchima e Gabriel Araujo)
0 comentário
Cafeicultor de MG vira a primeira lenda brasileira do café especial do mundo
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)