Produção dos Cafés do Brasil estimada para o ano-cafeeiro 2025 deverá atingir volume físico de 51,81 milhões de sacas de 60kg
A safra total dos Cafés do Brasil prevista para o ano-cafeeiro 2025, incluindo o somatório da produção das duas espécies cultivadas no País, Coffea arabica (café arábica) e Coffea canephora (café robusta+conilon), foi estimada em um volume físico equivalente a 51,81 milhões de sacas. E, assim, caso essa estimativa se confirme ao longo do ano, tal performance representará um ligeiro decréscimo de 4,4% em relação à safra efetivamente colhida em 2024, que foi de 54,21 milhões de sacas de 60kg.
Com base nos dados desta estimativa, verifica-se que o volume previsto especificamente para o café da espécie de C. arabica deverá atingir o correspondente a 34,68 milhões de sacas, as quais estão sendo cultivadas numa área de 1,48 milhão de hectares, o que permitirá obter uma produtividade média de 23,43 sacas/ha.
Assim, caso tais números se confirmem, a produção dessa espécie equivalerá a aproximadamente 66,94% da safra total prevista para 2025. Entretanto, vale destacar que esse volume do C. arabica denota uma expressiva redução na produção de 12,4%, caso seja comparada com a obtida no ano-cafeeiro de 2024, que foi de 39,59 milhões de sacas.
Complementando essa análise com base nos dados da safra de 2025 prevista para a espécie de C. canephora, cuja produção estimada estabelece um volume físico equivalente a 17,13 milhões de sacas de 60kg, que estão sendo cultivadas numa área de 369,7 mil hectares, merece destacar o fato de que, caso tais números se confirmem, essa espécie obterá uma produtividade média bastante expressiva de 46,3 sacas/ha.
Dessa forma, verifica-se ainda que a produção total dessa espécie estimada para o ano-cafeeiro 2025 no somatório das safras dos diferentes estados produtores equivalerá a 33,06% da produção nacional, e que, além disso, tal estimativa também registrará um grande crescimento de 17,2%, na comparação com a safra anterior, que foi de 14,61 milhões de sacas.
Antes de prosseguir com esta análise e divulgação por meio do Observatório do Café do Consórcio Pesquisa Café, no caso em tela desta primeira estimativa da safra dos Cafés do Brasil prevista para o ano-cafeeiro 2025, convém esclarecer e destacar que os dados e os números deste estudo técnico foram obtidos do 1° Levantamento da Safra de Café de 2025 - janeiro 2025, da Companhia Nacional de Abastecimento – Conab. Tal levantamento, assim como todas as demais edições trimestrais estão disponíveis na íntegra no Observatório do Café do citado Consórcio, que é uma rede integrada de pesquisa e inovação coordenada pela Embrapa Café.
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025