Café: Sem sinais de melhora na oferta, futuros do arábica atingem novo recorde
Os preços do café seguiram em alta na semana passada, com o Arábica atingindo um recorde de 377,9 c/lb na sexta (31) e acumulando alta de mais de 15% no primeiro mês de 2025.
“Nesta segunda (03), o Arábica se aproxima dos níveis de 385 c/lb, à medida que as preocupações com a oferta se intensificam. Essa alta também apoiou os preços do Robusta, com os contratos de março e maio/25 sendo negociados acima de USD 5.700/mt no fim de janeiro”, diz Laleska Moda, analista de Inteligência de Mercado da Hedgepoint Global Markets.
De acordo com Laleska, “apesar da melhora climática no Brasil, o mercado prevê queda na produção de Arábica para a safra 25/26 e oferta limitada no início de 2025. Estoques certificados da ICE continuam baixos, enquanto torrefadores precisam recompor estoques e fundos especulativos mantêm posições longas, ampliando temores de escassez”.
“Apesar da expectativa de queda na produção de Arábica, o nosso modelo indica um volume total de safra semelhante ao de 24/25. Enquanto se projeta uma redução de 4,9% no Arábica, para 41,1M de sacas, o Conilon deve crescer 14,3%, alcançando 23M de sacas em 25/26, resultando em uma safra total de 64,1M de sacas (+1%)”, destaca a analista.
No entanto, os estoques iniciais estarão nos níveis mais baixos dos últimos anos, o que pode limitar as exportações de Arábica e sustentar os preços.
“As vendas da safra brasileira 24/25 seguem aceleradas, com 82% do Arábica e 91% do Conilon já comercializados, superando a safra anterior e a média. Os produtores brasileiros, bem capitalizados, mostram pouco interesse em novas vendas, o que também ocorre em outras origens, como Vietnã, América Central, Colômbia e Índia, elevando a pressão no mercado”, observa.
No Vietnã, as vendas ainda foram impactadas pelo Ano Novo Lunar. Apesar de preocupações com o impacto dos preços na demanda, ainda não há sinais de enfraquecimento. No Brasil, a diferença de preços entre Arábica e Conilon pode impulsionar o consumo de Conilon no mix doméstico.
0 comentário
Após ganhos, mercado cafeeiro trabalhava com ajustes técnicos e realizando lucros na manhã desta 6ª feira (05)
Falta de chuva no BR faz futuros do café arábica fecharem sessão desta 5ª feira (04) com ganhos de 2%
Preço médio das exportações de café não torrado dispara 46% em novembro/25 frente ao mesmo período do ano passado
Região da Alta Mogiana registra boa florada do café, mas qualidade da próxima safra preocupa os produtores
Baixos estoques pressionam os futuros do café, que trabalhavam com ganhos no início da tarde desta 5ª feira (04)
Conab: Com maior safra de conilon, produção de café é estimada em 56,5 milhões de sacas em 2025