Café: Clima adverso trouxe impacto para as exportações dos principais países produtores
![]()
Em 2024, o Brasil, o Vietnã e a Índia enfrentaram condições climáticas adversas como: longo período de estiagem, altas temperaturas, chuvas em abundância, entre outras adversidades que acabaram afetando a produção das floradas e a conversão dos grãos de café.
Essa situação resultou em baixa produção e trouxe o atual cenário de oferta global limitada de café, que vem contribuindo para o aumento dos preços nas bolsas internacionais e no mercado físico brasileiro.
A queda na produção impactou os dados das exportações cafeeiras. De acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), o Brasil embarcou no mês de janeiro de 2025 um total de 3,977 milhões de sacas, o que implica uma leve redução de 1,6% em relação aos 4,042 milhões de sacas apurados no mesmo período do ano passado.
O Vietnã exportou 140 mil toneladas de café em janeiro, representando uma queda de 41,1% em relação a janeiro de 2024, segundo dados do governo vietnamita.
De acordo com a Reuters, as exportações da Índia também devem cair mais de 10% em 2025, devido à menor produção e à redução dos estoques da safra passada. "Exportações menores da Índia podem restringir ainda mais a oferta global, o que daria suporte aos futuros de referência que atingiram uma alta recorde nesta semana", destacam autoridades locais.
Por outro lado, o clima vem sendo favorável para as áreas de cultivo de café na Colômbia, que teve em sua produção um aumento de 41% em janeiro (1,35 milhão de sacas de 60 kg), e exportou 23% a mais de sacas neste início de ano em comparação com o mesmo período de 2024.
0 comentário
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)